Sábado – Pense por si

Lusa

Mais de metade das farmácias reportaram faltas de medicamentos em 2024

Entre os medicamentos cuja rutura teve um impacto considerado elevado estão anti-infecciosos, fármacos para o sistema nervoso central, para o aparelho cardiovascular, hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas, medicação antialérgica e fármacos para tratamento de cancro.

Lucília Galha

Zolgensma: "Hoje, só tenho o meu filho comigo porque existe este medicamento"

Miguel Oliveira tem 2 anos, foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal tipo 1 quando tinha apenas dois meses e fez o fármaco mais caro do mundo aos três. Hoje consegue sentar-se sem dificuldades, come sozinho, só usa o ventilador para dormir. E talvez vá para a escola já no próximo ano.

Marta Temido e Graça Freitas
Diogo Camilo

Johnson & Johnson. Portugal continuará a vacinar menores de 60 anos

Portugal diz que vacina "tem condições para ser utilizada" e opta por uma abordagem diferente à que tinha sido feita à vacina da AstraZeneca. Ministra da Saúde garantiu que maiores de 60 anos receberão pelo menos uma dose da vacina até ao final do mês de maio.

SÁBADO

Portugal decide esta quarta-feira o futuro da vacina da Johnson & Johnson

EMA admitiu “possível” ligação entre a administração da vacina contra a covid-19 e a formação de eventos tromboembólicos graves. Portugal deverá seguir o mesmo tratamento escolhido para a vacina da AstraZeneca, recomendando o uso apenas para maiores de 60 anos e a suspensão da administração da vacina a menores de 60 anos.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana