
Portugal regista maior subida dos preços das casas na UE no 1.º trimestre
Em comparação com o quarto trimestre de 2024, os preços diminuíram em quatro Estados-membros e aumentaram em 22 Estados-Membros.
Em comparação com o quarto trimestre de 2024, os preços diminuíram em quatro Estados-membros e aumentaram em 22 Estados-Membros.
De acordo com o governante, a oferta de habitação é limitada e, devido à escassa construção, os preços das casas aumentaram significativamente.
Agência de notação financeira alerta para aumento da procura causado por medidas do Governo para facilitar acesso ao mercado.
Agência de notação financeira alerta para aumento da procura causado por medidas do Governo para facilitar acesso ao mercado.
A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que o Governo não é capaz de defender as pessoas que necessitam da descida dos preços das casas.
Em 17 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, os preços já tiveram um abrandamento.
"A nossa recomendação, para Portugal, é a de criar uma 'almofada' para o risco sistémico setorial dos bancos, para que eles possam assegurar algum capital para lidar com as famílias quando estão a entrar numa situação de perigo", sublinhou Alfred Kammer.
No caso das casas mais baratas, a lei catalã, que entrou em vigor em setembro de 2020, "atuou em sentido contrário ao procurado", conclui um estudo da escola de negócios ESADE Business School, com sede em Barcelona.
Na periferia das grandes cidades, os preços das casas aumentaram para o dobro quando comparados com Lisboa e Porto.
"Há vários mercados no imobiliário" português, nota o diretor da Confidencial Imobiliário, que divulgou o crescimento de 19% dos preços em 2022. Os estrangeiros explicam uma parte, mas não tudo.
Na zona euro os preços aumentaram 6,8%. Portugal superou a média europeia.
Em 18 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, dos quais 10 da Área Metropolitana de Lisboa e três da do Porto, os preços desaceleraram nos primeiros três meses do ano. No Algarve, o preço por metro quadrado é 1.755 euros, em Lisboa é 1.685 euros e no Porto fixou-se nos 1.333 euros.
Entre abril e junho de 2020, foram transacionados mais de 33 mil alojamentos, por um valor total de 5,1 mil milhões de euros.
No primeiro trimestre deste ano, onde já se inclui o início da pandemia do novo coronavírus, os preços das casas em Portugal aceleraram a subida.
O impacto da pandemia já se está a fazer sentir no mercado imobiliário. Os preços das casas continuaram a subir em março, mas muito ligeiramente.
Preços das casas a subirem a dois dígitos em 2019, arrendamento pesado, recordes de 11 anos na concessão de crédito imobiliário. As notícias desta semana têm várias explicações possíveis, mas a mais forte, e menos sexy, tem um nome: política monetária