
Portugueses residentes em Israel e Irão "estão bem"
O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que está "em contacto direto com os portugueses que se encontram na região".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que está "em contacto direto com os portugueses que se encontram na região".
A embaixada de Portugal em Telavive disponibilizou um contacto de emergência consular.
"Considerando o estado de guerra desde 7 de outubro e as ameaças recentes a Israel, e tendo em conta os riscos de evolução do conflito, devem continuar a evitar-se todas as viagens não essenciais a Israel e países da região", referiu a diplomacia portuguesa, em comunicado.
A embaixada portuguesa está a "acompanhar a situação" e deixou dois contactos para os cidadãos que necessitem "em caso de emergência ou necessidade de assistência consular": sconsular.moscovo@mne.pt ou o número +7 (965) 348 13 28.
Ministério dos Negócios Estrangeiros pede que "se evitem todas as deslocações não essenciais a esta capital" uma vez que a Nigéria foi considerada "um país de muito alto risco do ponto de vista da segurança"
O Ministério dos Negócio Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz existir um "agravamento da insegurança na cidade de Kiev".
A intrusão foi detetada pelo SIS e já está a ser investigada pela Judiciária. A rede do MNE terá sido comprometida e há risco de a própria rede informática do Governo ter sido acedida.
A ameaça de guerra entre a Ucrânia e a Rússia levou vários países a apelar aos seus cidadãos em solo ucraniano para que saíssem temporariamente do país.
Augusto Santos Silva falou a partir de Paris, onde está em deslocação oficial, afirmando ainda que o consulado e a embaixada na Ucrânia estão a recomendar aos cerca de 240 portugueses que aí residem que abandonem o país temporariamente, caso não tenham razões essenciais para ficar.
Sara Conceição está em Florença desde dia 23 de julho. Testou positivo dias depois e foi transferida para um hotel transformado num centro de acolhimento para infetados, onde se queixa de dificuldades na comunicação e alimentação "muito precária".
A partir de domingo, quem viajar de Portugal para a Roménia terá de ter a vacinação completa ou cumprir 14 dias de quarentena.
Em ano de pandemia, espera-se que muito menos portugueses emigrados retornem ao País para o Natal. Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas não desaconselha a vinda, mas recomenda "precaução".
Executivo apresentou também um conjunto de informações para os emigrantes que pretendem passar as férias de verão no País.
Associação de defesa dos consumidores esclarece dúvidas sobre a decisão do Governo português de suspender voos para Itália, anunciada na segunda-feira.
Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que o pedido de vistos em formato eletrónico já é possível no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos.
Governo pede precauções até que a situação atual seja revista pelas autoridades chinesas. Mais de duas mil pessoas foram dadas como infetadas por todo o mundo.