
Cabo Verde, um paraíso no Atlântico
Em que ilha fazer férias, no Sal, na Boa Vista, no Fogo, em Santiago ou São Vicente? E o que tem cada uma destas ilhas atlânticas a oferecer ao turista? Contamos-lhe tudo.
Em que ilha fazer férias, no Sal, na Boa Vista, no Fogo, em Santiago ou São Vicente? E o que tem cada uma destas ilhas atlânticas a oferecer ao turista? Contamos-lhe tudo.
Este fim de semana traz programação em Serralves durante 50 horas, eventos de vinhos em Lisboa e Alentejo, um festival em Cascais e muitos concertos - incluindo para crianças.
Até começar junho, mês em que os festivais de verão aceleram (com Kalorama e Primavera Sound na dianteira), ainda há muito para ver e ouvir nos palcos. Eis 10 sugestões a considerar.
A jovem de 18 anos conquistou no domingo o título de campeã do mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo. Natural da Madeira, é também bicampeã da Europa e treina a maior parte do ano em patins com rodas.
As festas de Natal e Ano Novo na ilha da Madeira são únicas e culminam com o famoso fogo de artifício na baía do Funchal. Mas há muitos motivos para uma escapadinha na ilha: o bom clima, os picos e as levadas, a gastronomia, Porto Santo e eventos culturais todo o ano
A moção de censura apresentada pelo Chega foi aprovada com votos favoráveis do PS, JPP, PAN e IL. Agora a bola está do lado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A bloquista acrescentou que o PSD não incluiu a Madeira "no plano nacional de combate a incêndios, o que quer dizer que nem podem ser acionados meios nacionais de forma imediata".
O incêndio rural na ilha da Madeira esteve ativo durante duas semanas. Na segunda-feira, as autoridades declararam o incêndio "totalmente extinto".
Marco Lobato, vogal do conselho de administração do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, garantiu que não existem "nem focos de incêndio, nem pontos quentes".
"São cerca de 36 famílias, o levantamento está a ser feito", explicou Miguel Albuquerque.
Segundo o o comandante regional da Proteção Civil, António Nunes., os operacionais continuam ainda no terreno para controlar a situação e evitar os reacendimentos.
De acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, existe ainda um dos flancos ativo, mais ou menos como na quinta-feira, sem grandes desenvolvimentos e de forma moderada.
Esta manhã, foi anunciado que os dois aviões Canadair de combate a incêndios pedidos pelo Governo português à UE, no âmbito da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, chegam hoje à Madeira.
O combate às chamas, que lavram há oito dias, tem sido dificultado pelo vento, agora mais reduzido, e pelas temperaturas elevadas, mas não há registo de destruição de casas e infraestruturas essenciais.
O SNPC considera "inadmissível" que o incêndio continue ativo e se tenha intensificado, após uma semana, o que considerou revelar "uma clara falta de liderança e competência por parte daqueles que deveriam zelar pela segurança e bem-estar" da comunidade.
Um meio aéreo de combate único "perde eficácia" num fogo de difícil acesso a meios terrestres e com várias frentes porque as chamas progridem enquanto reabastece, aponta especialista.