
Microplásticos podem acumular-se mais no cérebro do que nos rins ou no fígado
A quantidade de nanopartículas e micropartículas de plástico aumentou exponencialmente nos últimos 50 anos.
A quantidade de nanopartículas e micropartículas de plástico aumentou exponencialmente nos últimos 50 anos.
"Sugere a possibilidade de o plástico acumulado poder estar a contribuir para o risco e a ocorrência de partos prematuros", aponta investigador.
A existência de microplásticos tem sido detetada em bebés, no leite materno, em órgãos do corpo humano e os seus impactos começam a ser estudados.
Secam, trituram e colocam o pó em comprimidos. Há cada vez mais mulheres a querer ficar com o órgão para consumo próprio – mas os especialistas desaconselham.
Estas partículas foram detetadas em 75% das participantes no estudo. Apesar desta descoberta os cientistas advertem que o leite materno continua a ser o melhor alimento para os bebés.
O casal anunciou a perda de um dos gémeos que esperava. A obstetra Alexandra Matias explica o que pode ter levado à morte do recém-nascido.
Ordem dos Médicos defendeu que 10 das malformações de Rodrigo podiam ter sido detetadas nas ecografias feitas à mãe. Porém, o Ministério Público arquivou processo sem sequer ouvir o médico. A SÁBADO revela todos os pormenores da investigação.
Apesar de ainda não serem conhecidos os efeitos dos microplásticos no corpo humano, os cientistas receiam que possam afetar o desenvolvimento do sistema imunitários dos fetos.
Estudo nos EUA refere que mulheres grávidas negras e latinas estão cinco vezes mais expostas ao novo coronavírus que mulheres grávidas brancas. Nos EUA, grávidas são consideradas um grupo de risco, mas em Portugal não.
Estudo da Universidade de Milão refere que mães infetadas com o novo coronavírus podem transmitir o vírus aos seus filhos ainda não nascidos.
Peça referências sobre o profissional de saúde, esclareça as suas dúvidas durante o exame e esteja atenta: se a clínica tem agendadas ecografias de 10 em 10 minutos, desconfie.
Bebés nasceram prematuros mas já tiveram alta.
Fátima engravidou de gémeos e não vai esconder da filha que Tomás não sobreviveu. Às 23 semanas e seis dias terminou essa gestação e Inês nasceu 4 meses depois. Leia a primeira pessoa
Conclusão de estudos em ratos.
Por Investigadores da Universidade de Coimbra.
Veja a receita da socialite para combater a depressão pós-parto