Sábado – Pense por si

Descoberta fissura em placa tectónica perto de Lisboa pode explicar grandes sismos
Lusa

Descoberta fissura em placa tectónica que pode explicar grandes sismos de Lisboa

A Planície Abissal da Ferradura, uma formação geológica no oceano Atlântico não muito distante da montanha submarina do Banco de Gorringe, na fronteira entre as placas tectónicas Euro-asiática e Africana, é a origem geográfica do sismo de intensidade próxima de 8 na escala de Richter que em 1969 abalou Lisboa e outras regiões do país.

Ricardo Santos

Albufeira, um destino turístico a mudar

O maior centro turístico do Algarve vai ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026. A aposta é na gastronomia e vinhos, património e natureza, tirando cada vez mais peso à diversão noturna. E faz sentido.

Gonçalo Correia

Travis Scott em Lisboa: explosivo e em dose tripla

A primeira digressão do rapper desde as mortes trágicas no festival Astroworld passa agora por Lisboa, para três concertos à pinha. O que explica a corrida às bilheteiras? Um fenómeno: "raging".

Débora Calheiros Lourenço

Os mamíferos já viveram metade do seu tempo

O crescimento do sol, a alteração da posição geográfica dos continentes e o aumento do dióxido de carbono são os três fatores que vão originar a extinção dos mamíferos nos próximos 250 milhões de anos.

Rui Rio congresso PSD
Margarida Davim

O xadrez da sucessão de Rio no PSD

Paulo Rangel, Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva, Pedro Rodrigues. As peças já se movem nos bastidores. Mas é Rui Rio quem controla o calendário. Está garantido que não haverá "terramoto", mas as placas tectónicas já se mexem.

Ana Bela Ferreira

No maior lago do mundo chegaram a viver mini baleias

Versões miniaturas viveram num lago que ia dos Alpes até ao que é hoje o Cazaquistão. À medida que o lago ia encolhendo, os prados em volta albergaram as versões primitivas dos elefantes e girafas que acabaram a migrar para África.

Patrícia Viegas

O que significam Trump e Biden para a Europa?

Pandemia, alterações climáticas, Brexit, acordo comercial UE-EUA, rede 5G e Huwaei, acordo sobre o nuclear do Irão, NATO e multilateralismo. O que podem os europeus esperar, no que toca a estes dossiês-chave, de um Trump bis ou de um novo presidente Biden?

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30