Sábado – Pense por si

A diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, Ana Saraiva, explica que a exposição mostra o lado íntimo de D. Amélia em Vila Viçosa
Vanda Marques

A vida íntima de uma rainha do povo

D. Amélia passava grandes temporadas em Vila Viçosa, gostava de pintar, fazer herbários e até convidada as crianças da vila para brincarem com os filhos. Uma nova exposição quer celebrar o seu legado

Ricardo Santos

Albufeira, um destino turístico a mudar

O maior centro turístico do Algarve vai ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026. A aposta é na gastronomia e vinhos, património e natureza, tirando cada vez mais peso à diversão noturna. E faz sentido.

Lusa

Amarante vai "(Re)Encontrar Amadeo" de Souza-Cardoso

Este sábado, inaugura na cidade do distrito do Porto uma exposição com desenhos e pinturas de Amadeo. De entrada gratuita, a mostra inclui também quadros do pintor português Eduardo Viana (1881-1967).

Ana Taborda

Veja aqui o último testamento de Pinto da Costa

Quadros de pintores portugueses famosos, o recheio da casa, condecorações e distinções honoríficas - quem fica com o quê no polémico documento onde deixa um pedido: “Que aqueles que o amam possam viver em harmonia”.

Sofia Parissi

Os monumentos gratuitos a não perder em 2025

Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Ventos de Oeste

E estamos no Natal! Olha se não estivessemos

De que actos criminosos concretos foram acusados os seres humanos que foram obrigados colocar-se de mãos no ar, contra a parede de prédios sitos na Rua do Benformoso, em Lisboa, na zona do Martim Moniz, numa forma demasiado semelhante à que é retratada em fotos tiradas pelos nazis no gueto de Varsóvia, visando os judeus que aí viviam?

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