
Prémio Literário Correntes d’Escritas atribuído a Andreia C. Faria por “Canina”
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
A edição deste ano, que vai decorrer de 10 a 20 de outubro, terá "o programa mais vasto de sempre", diz o autarca de Óbidos. Max Porter, Irene Vallejo e Conceição Evaristo entre os autores presentes.
De Ricardo Araújo Pereira a Djamila Ribeiro, Lídia Jorge e Joël Dicker: durante três semanas, a Feira do Livro de Lisboa vai receber autores em conversas e apresentações de livros. Escolhemos 10 momentos a não perder.
Escolhido por unanimidade, o livro "Não há pássaros aqui" é a obra de estreia de Victor Vidal, autor brasileiro de 32 anos, e foi selecionado entre 907 candidatos de 14 países.
De esta 5.ª, 12, até 22 de outubro, vão passar pelo festival literário de Óbidos 603 autores e criadores. A programação inclui 108 conversas e tertúlias e 40 apresentações e lançamentos de livros.
O PC português e o chinês são centenários, 30 anos depois do fim da URSS, quando surgiram oportunidades de ouro para um recomeço de consciência limpa. Havia propostas, mas não foram (ainda) aproveitadas
Os doentes ficam agradados quando veem o "espaço com muita luz" e já vão preparados para "um internamento curto e rápido", relata enfermeira.
Júri entendeu "que as obras concorrentes não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos pelo prémio". Vencedor seria anunciado esta quarta-feira.
No discurso de agradecimento pelo Prémio Saramago, Reis Cabral disse mesmo sentir "uma alegria de criança", por ser distinguido com o prémio.
Livro Pão de Açúcar foi editado no ano passado, e aborda um caso verídico que aconteceu no Porto, o assassinato da transexual Gisberta, em 2006, depois de sucessivos atos de violência e na sequência de um ataque, perpetrado por jovens entre os 12 e os 16 anos, à guarda da instituição católica Oficina de São José.
O escritor e cronista angolano Carmo Neto considerou que a atribuição do 31.º Prémio Camões ao brasileiro é a "consagração que faltava como escritor a um ícone" da música popular brasileira.
O músico e escritor brasileiro diz que ficou "muito feliz" por seguir os passos do compatriota distinguido com o prémio em 2016.
"O seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo", afirmaram os jurados.
O cantor e escritor brasileiro é o mais recente laureado com o prémio literário mais importante da língua portuguesa.
Mais de 500 pessoas assinaram o movimento a exigir o fim dos maus odores.
O romance vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor monetário de 100 mil euros, pertence ao escritor brasileiro.