Sábado – Pense por si

Os mexilhões são dos mariscos mas apreciados em Espanha

A Espanha é um tesouro na arte culinária

Nos restaurantes e bares do país vizinho encontra-se o melhor que há de peixe, marisco, carne, enchidos, vegetais e vinho. Embarque nesta viagem para saber o que pode degustar em cada uma das regiões de Espanha. Vai gostar.

Luís Filipe Vieira esteve em campanha na Casa do Benfica de Vila Franca de Xira
Carlos Gonçalo Morais

Vieira: Jogar em casa e empatar

Jantou rodeado de alguns amigos de décadas e elementos das suas listas, mas nem por isso Luís Filipe Vieira quis alongar a ação de campanha, substituindo, no fim, a sessão de esclarecimento por uma comunicação com cerca de três minutos.

Por nossas mãos

A magia de como cortar o IRC

Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.

Carlos Torres

Supertaça: As figuras de Benfica e Sporting nos dérbis

Em 46 edições, Sporting e Benfica só se defrontaram quatro vezes. Mas há muitos protagonistas, de Carlos Manuel a Pizzi, de Jordão a Carrillo – sem esquecer Jorge Jesus. Recorde alguns na véspera do jogo entre leões e águias que abre a época 2025/26.

Carlos Rodrigues Lima

Julgamento: Sócrates aposta na rota da Europa

A defesa do antigo primeiro-ministro encontrou um novo filão para tentar derrubar a Operação Marquês. Um parecer do ex-juiz Paulo Pinto de Albuquerque indicou-lhe o caminho.

Gonçalo Correia

"Foi bonita a festa, pá". E agora?

Gyokeres dançou com Esgaio, Hjulmand falou dos 71 anos sem "bi" e Pote já lançou o "tri". Numa noite de festa, o Sporting começou a fechar um ciclo. O que aí vem, desenha-se depois da Taça.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Carlos Torres

Jorge Amaral: "Cheguei com um carro vermelho e o Pinto da Costa disse-me: 'Começas bem'"

O antigo guarda-redes iniciou a carreira no Benfica, a levar boladas de Eusébio. Foi campeão da II Divisão no Marítimo (onde assistiu à queda de um avião na Madeira) e esteve no FC Porto campeão europeu, embora só como suplente. Como treinador, foi duas vezes campeão da III Divisão e ganhou o primeiro campeonato de futebol de praia.

Susana Lúcio

Voltar à droga para ajudar outros

Há equipas de rua com técnicos que foram consumidores e que dão o exemplo de como é possível mudar de vida. A SÁBADO acompanhou a noite de um deles.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.