Sábado – Pense por si

Jornal de Negócios

França aprova orçamento para 2025

O Senado francês aprovou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2025, pondo fim a um processo que levou à queda do anterior primeiro-ministro, Michel Barnier.

Luana Augusto

Governo francês caiu. E agora?

Presidente Macron, que fala esta quinta-feira ao país, terá que nomear um novo primeiro-ministro e constituir um novo governo. Enquanto esta nomeação não se verifica, o atual Executivo fica com os poderes restritos. Não pode, por exemplo, aprovar o Orçamento do Estado para 2025.

Lusa

Ministra da Saúde visita esta terça-feira o INEM

Visita de Ana Paula Martins à sede do INE, em Lisboa, está agendada para as 15h30, mas antes a governante vai ser ouvida na Assembleia da República sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025.

Bruno Faria Lopes

Os recordes do Orçamento do Estado para 2025

A economia empurra a população empregada para um máximo histórico, o que ajuda a encher o erário público como nunca - erário que, por sua vez, financiará o crescimento mais alto da despesa em 30 anos.

Bruno Faria Lopes

Três chaves para compreender o Orçamento do Estado para 2025

O crescimento económico é de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter um excedente orçamental modesto. Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: Estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.

Jornal de Negócios

Governo estima que preço do petróleo desça em 2025

No conjunto deste ano, refere relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2025, "o preço do Brent deverá situar-se num nível próximo do registado em 2023, enquanto, para 2025, o FMI antecipa uma redução para 76 dólares por barril".

Bruno Faria Lopes

Medidas que separam o Governo do PS pesam menos de 0,4% do Orçamento

O IRS Jovem e a descida do IRC monopolizaram até aqui o debate sobre o Orçamento do Estado para 2025, mas valem 1% do bolo total do Orçamento – e o que separava o PS e o Governo nas duas valia menos de 0,4%. Distância após cedências de Luís Montenegro é, agora, ainda menor.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h