Ministra quer alterar estatuto de alguns medicamentos apenas dispensados nos hospitais
Ana Paula Martins apontou a importância da sustentabilidade e disse que o diploma da revisão anual de preços dos medicamentos sairá até 15 de novembro.
Ana Paula Martins apontou a importância da sustentabilidade e disse que o diploma da revisão anual de preços dos medicamentos sairá até 15 de novembro.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde diz ainda que os distribuidores nacionais "têm a obrigatoriedade de garantir um stock mínimo de medicamentos para um a dois meses".
O bastonário dos Farmacêuticos volta a apelar à criação de uma reserva estratégica nacional de medicamentos, criticando o facto das farmácias não estarem inseridas nos planos de contingência para a saúde.
O setor da saúde em Portugal enfrenta desafios estruturais significativos, exigindo reformas urgentes para garantir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No painel “O Futuro do Trabalho na Saúde: Dar a Volta a Uma Crise Anunciada”, especialistas das diferentes Ordens Profissionais discutiram soluções.
No painel "O Futuro do Trabalho na Saúde: Dar a Volta a Uma Crise Anunciada", elementos das várias ordens profissionais discutiram soluções para reverter esta crise, considerando de forma unânime que é “urgente reformar o Serviço Nacional de Saúde, valorizar as carreiras e melhorar condições de trabalho”.
A saúde em Portugal enfrenta mudanças sem precedentes. Como podemos garantir um sistema mais inovador, sustentável e centrado nas pessoas? No dia 11 de março, a Grande Conferência Portugal Health Summit 2025 reúne especialistas, líderes e profissionais de saúde no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa para um debate essencial sobre o futuro do setor.
Contudo, greve marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que não integra plataforma de sindicatos que chegou a acordo, vai manter-se.
Advogados são os que ocupam mais assentos parlamentares, mas a AD é o partido onde existe uma maior diversidade a nível profissional.
Esteve na direção do Infarmed 11 anos e presidiu ao instituto entre 2015 e 2016. O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos explica como fármacos inovadores como o Zolgensma, dado às gémeas luso-brasileiras, chegam ao mercado.
Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, tinha assumido no dia 01 de fevereiro deste ano o cargo de presidente do conselho de administração do CHULN.
Os dois decretos vetados fazem parte de um conjunto de alterações aos estatutos de ordens profissionais aprovados na Assembleia da República em 13 de outubro, com votos a favor do PS.
Estes três decretos fazem parte de um conjunto de alterações aos estatutos de ordens profissionais aprovados na Assembleia da República em 13 de outubro.
São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.
Os hospitais relatam falhas que têm que ser colmatadas através de empréstimos com outros hospitais do SNS ou utilizando outros fármacos, alternativas terapêuticas, para os doentes, uma situação que obriga "a uma sobrecarga de trabalho para as farmácias hospitalares".
No Porto, vai avançar um estudo para avaliar o grau de conhecimento dos profissionais de saúde e das pacientes sobre este medicamento, usado em Portugal para tratar epilepsia, doença bipolar e enxaqueca.