
A SÁBADO é todos os dias. Pode Portugal liderar a transformação climática?
Comece aqui a sua semana.
Comece aqui a sua semana.
A COP29 realiza-se no Azerbaijão a partir desta segunda-feira, 11. A portuguesa foi uma dos vinte jovens a ser escolhida para integrar a delegação da Organização Mundial das Migrações na conferência.
Novo relatório da ONU estima que "duas vezes mais pessoas morrem" nestas rotas terrestres do que na rota marítima. No Mediterrâneo, onde as estatísticas são mais fiáveis, já morreram 800 pessoas desde o início do ano.
Relação entre insegurança e imigrantes "não existe", frisa responsável pelo escritório português da Organização Internacional das Migrações.
Medida foi justificada com razões de segurança e pelo peso que os afegãos representam na sua economia em dificuldades.
Relatório refere que no período de 2019 a 2020 registaram-se mais de uma centena de ataques em Cabo Delgado.
Numa FIL quase lotada, a reunião magna socialista arrancou em jeito de despedida. Assistiu-se a vídeos de retrospetiva dos últimos oito anos de governação de Costa, com um best of ao som de indie rock. "Vai deixar saudades, claro", comenta Eduardo Cabrita à SÁBADO.
Um total de 15.791 migrantes foram intercetados no mar este ano e devolvidos à Líbia, de acordo com o último registo de 23 de dezembro publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A organização acusa os Estados costeiros de atrasarem deliberadamente e de não coordenarem eficazmente os resgates e "facilitam a repulsão [dos migrantes] para locais inseguros".
A grande maioria, 607, é de nacionalidade brasileira - a mesma da maior comunidade imigrante em Portugal.
Entre 01 de janeiro e 20 de junho foram intercetados e resgatados, pela Guarda Costeira tunisina, 34.290 migrantes.
Amy Pope será a nova diretora-geral da Organização Internacional para as Migrações.
As burlas são de dois tipos, umas que começam ainda no país de origem, o Brasil, e outras que acontecem já em Portugal, ao longo do processo de instalação ou de regularização da documentação do imigrante, relatou Victor Hasten.
O petroleiro Alithini II fez a travessia entre a Nigéria e as Canárias com três homens no leme. Foram internados por estarem desidratados e com hipotermia.
Para o responsável da Organização Internacional para as Migrações, a forma de evitar que este tipo de redes progridam e que os emigrantes não caiam nas suas mãos "é garantir que as pessoas não têm necessidade de recorrer a intermediários para fazer o seu processo migratório".
As autoridades locais de cada Estado-membro vão ficar responsáveis por fiscalizar e retirar do mercado produtos que sejam feitos através da utilização de trabalhos forçados. A proposta vai agora ser discutida no Parlamento Europeu e no Conselho Europeu.