O caminho do oxigénio até casa
Há quem precise deste gás para sobreviver e, por isso, todas as semanas ele chega até aos doentes pela mão de técnicos. A SÁBADO acompanhou o percurso da produção.
Há quem precise deste gás para sobreviver e, por isso, todas as semanas ele chega até aos doentes pela mão de técnicos. A SÁBADO acompanhou o percurso da produção.
A vacinação de cerca de 1,5 milhões de adultos com 60 ou mais anos teria o potencial de evitar aproximadamente 153 mil casos de infeção respiratória aguda causada pelo VSR.
Os pacientes com enfarte precoce apresentaram menos prevalência de hipertensão e diabetes, mas maior prevalência de tabagismo ativo e hipercolesterolemia.
O sono é um dos três pilares da saúde, juntamente com a alimentação e o exercício físico, mas são cada vez mais os portugueses que têm dificuldade em usufruir de noites retemperadoras. As horas em branco perturbam o cérebro e aumentam o risco de depressão, demências e obesidade.
Em situação de inalação de fumos, a DGS recomenda retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor.
Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.
O músico tinha 82 anos e foi um dos músicos mais influentes da música norte-americana da segunda metade do século XX juntamente com a Family Stone.
Contribuem para este aumento medicamentos para o tratamento de manutenção em doentes adultos com doença pulmonar obstrutiva crónica, o anticoagulante oral Edoxabano e o anti hipertensor Sacubritil+Valsartan.
Na última campanha, a vacinação teve como objetivo proteger cerca de 62 mil crianças. Agora, prevê-se proteger cerca de 76 mil crianças.
São já cinco os medicamentos para a obesidade disponíveis em Portugal, no entanto nenhum tem comparticipação. A SÁBADO falou com dois especialistas e as opiniões dividem-se entre o apoio aos fármacos e a precaução devido à falta de estudo sobre possíveis consequências no futuro.
As estimativas do vacinómetro mostram que 57% das grávidas já se vacinaram, sendo que metade diz que o fez por recomendação do médico.
A sociedade habituou-se à doença e, lamentavelmente, já nem a questiona, quando inquestionável devia ser a saúde e a sua promoção a maior das prioridades.
Aumento é esperado apesar das ameaças geopolíticas, metabólicas e ambientais que o mundo enfrenta, revela estudo.
"É plausível que estejamos à beira de uma nova vaga de doenças crónicas que surgirão daqui a 15 ou 20 anos devido a estas exposições", considera autor do estudo.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
Especialista em saúde pública lembra a necessidade da população adotar hábitos de vida saudável. Lembrando que atualmente a tendência é que se registe ainda um aumento da incidência de casos de cancro em Portugal e na Europa.