
AGEFE reúne empresas do setor Material Elétrico em ílhavo, a 8 e 9 de maio
O setor de material elétrico reúne-se para refletir sobre o futuro da indústria eletrodigital e estratégias de criação de valor.
O setor de material elétrico reúne-se para refletir sobre o futuro da indústria eletrodigital e estratégias de criação de valor.
As grandes empresas que ponham a imagem do Governo em xeque têm sido alvo da fúria verbal de António Costa. Depois da espuma, o impacto real é escasso.
Carta surge dois dias depois de a elétrica espanhola, em comunicado, ter-se comprometido a manter os preços contratuais até dezembro.
As afirmações do presidente da Endesa Portugal fizeram rebentar o tema dos preços da energia. Por entre a polémica há pistas: os preços para quem está no mercado livre vão subir, mas em tese menos do que se não houvesse o mecanismo de proteção.
Na ótica do PSD, é necessário saber "de uma vez por todas" quanto é que os portugueses vão pagar com a aplicação do mecanismo ibérico que prevê limitar os preços da eletricidade.
No despacho, o primeiro-ministro sublinha o dever de o Estado proteger o interesse dos contribuintes na gestão dos dinheiros públicos perante as "ameaças de práticas especulativas nos preços a praticar pela ENDESA".
"A Endesa compromete-se a manter os preços contratuais com os seus clientes residenciais em Portugal até ao final do ano", lê-se em nota emitida após em entrevista, o presidente Nuno Ribeiro da Silva ter abordado aumentos de 40%.
O presidente da Endesa disse que a eletricidade vai sofrer um aumento de cerca de 40% já nas faturas de julho.
Presidente da Endesa não tem dúvidas que a Europa vai enfrentar dois cenários complexos: a falta física de gás e o aumento brutal dos preços. Mas refere que se o próximo inverno for muito rigoroso, os primeiros a sentir os cortes no abastecimento vão ser as indústrias.
Os preços de petróleo e gás disparam com a crise na Ucrânia. Há riscos de recessão e inflação. E Biden avisou para "o preço a pagar pelas sanções" à Rússia. Mas há quem esteja a lucrar e muito. Fará sentido criar travões às margens de lucro das petrolíferas? Como se arrefece o mercado?
A guerra entre o segundo maior produtor de gás do mundo e o sexto maior produtor de cereais terá como principal consequência a subida maior dos preços. A incerteza sobre o balanço final é grande.
O Governo tem armas para mitigar o impacto dos preços recorde no mercado grossista da eletricidade, mas há uma certeza: vamos pagar mais na conta da luz. Saiba o que se passa e o que pode acontecer.
Com duração de 39H, ministradas em regime pós-laboral, às 3ªF e 5ªF, em formato e-learning
O presidente da Endesa considera que as contribuições que entrega ao Estado são excessivas ,critica o peso dos impostos na fatura da eletricidade e ainda os sinais contraditórios dados aos produtores de renováveis.
Tendo em conta a transição energética, que tendencialmente eliminará o uso de carvão como fonte de energia, o presidente da Endesa prevê que o Estado não mostre interesse na continuidade da atividade da central de Pego a partir de 2021.