
Hospital de Évora. Demitiu-se o Conselho de Administração
Responsáveis tomaram decisão devido a divergências em relação à responsabilidade de construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
Responsáveis tomaram decisão devido a divergências em relação à responsabilidade de construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
As estimativas do vacinómetro mostram que 57% das grávidas já se vacinaram, sendo que metade diz que o fez por recomendação do médico.
O Governo abriu cerca de 900 vagas para Medicina Geral e Familiar, que representaram mais 40% do número de recém-formados, com o objetivo captar mais profissionais para os cuidados de saúde primários.
O bastonário lembrou a importância da Medicina Geral e Familiar nos cuidados de saúde, não só pela atividade que desempenha, mas porque acaba por "aliviar os hospitais".
De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, os resultados obtidos continuam a mostrar a confiança dos portugueses na vacinação.
Numa altura em que a incidência da gripe continua a aumentar, os especialistas recomendam cuidados como a hidratação, a medicação para a febre e o repouso para enfrentar os primeiros sintomas.
“Preocupados, desanimados, tristes e pouco valorizados.” Assim se sentem os médicos de família em Portugal, alerta o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, numa entrevista ao Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, da Sábado e da Lusíadas Saúde.
Para sábado estão agendadas marchas em Lisboa, Porto e Coimbra contra a "degradação do SNS", convocadas por vários sindicatos e com a participação de movimentos de utentes, uma iniciativa para reivindicar um "investimento sério" neste serviço público.
Adoeceu e precisa de baixa? Se for até três dias, o SNS24 vai poder ajudá-lo. A nova lei pretende evitar deslocações aos centros saúde para obter um atestado, mas a medida não é consensual.
Há várias áreas do Estado que nos próximos anos vão perder 40% a 50% dos funcionários para a reforma. Ruturas em serviços essenciais já são visíveis.
Casas mais baratas, deslocações pagas e apoios nas contas da água. As autarquias em zonas remotas e envelhecidas fazem tudo para segurar estes profissionais de saúde. Os utentes ganham anos de vida – e os clínicos também.
Aprovado e comparticipado para tratar a diabetes tipo 2, o semaglutido está em ruptura de stock, e já custou €26 milhões ao SNS. Associação Protetora dos Diabéticos mostra preocupação, mas vinca a necessidade de uma "abordagem integrada" ao problema da obesidade.
Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, crê que é cedo para os casos de varíola dos macacos levarem a alguma alteração no plano de vacinação.
Em cinco anos a Saúde passou a gastar mais 3 mil milhões, mas as urgências estão sem médicos e enfermeiros, os hospitais sem autonomia para comprar lençóis e o Estado com menos capacidade para competir com o privado.
A região Centro tem atualmente uma carência na ordem dos 90 médicos, mas esta pode aumentar para 300 em breve.
Mais de 400 alunos do Instituto Superior Técnico disseram ter sofrido assédio. Assinalamos no nosso 18º aniversário. E publicamos o ranking das 100 mulheres mais influentes do país.