
Nobel da Química Martin Karplus morre aos 94 anos
Nascido em Viena em 15 de março de 1930, foi exilado nos Estados Unidos com a família após a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.
Nascido em Viena em 15 de março de 1930, foi exilado nos Estados Unidos com a família após a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.
Prémio vai para David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper “pelo 'design' computacional de proteínas” e “pela previsão da estrutura de proteínas”.
A distinção foi atribuída pela descoberta e síntese de "pontos quânticos".
Prémio foi atribuído pelo desenvolvimento da química de cliques e química bioorthogonal.
Uma nova técnica de laboratório desenvolvida pela laureada com o Nobel da Química em 2020, Jennifer Doudna, descobriu uma mutação na variante que lhe permite reproduzir 50 vezes mais material viral do que a variante original da pandemia, encontrada em Wuhan.
Estudo mostra que materiais recicláveis aumentam em 53% o ciclo de vida da pilhas e têm uma eficiência tão boa ou melhor que materiais novos. Descoberta das pilhas e baterias de lítio valeu o Nobel da Química de 2019 a três investigadores.
Os cientistas Benjamin List e David WC MacMillan receberam o NObel da Química de 2021 pelo desenvolvimento de uma ferramenta que permite criar novas moléculas.
Molina foi laureado com o prémio Nobel da Química em 1995 pelas descobertas sobre os danos causados na camada de ozono da atmosfera.
Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna são as laureadas com o Nobel da Química 2020. Cientistas trabalharam no desenvolvimento do método da edição genética.
Michael Levitt previu quando o surto iria abrandar na China e diz que a crise não será tão longa ou devastadora como se tem falado. "Precisamos de controlar o pânico."
O prémio foi atribuído a John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, anunciou a Real Academia das Ciências sueca esta quarta-feira.
Frances H. Arnold, George P. Smith e Gregory P. Winter venceram o prémio Nobel da Química de 2018. Trabalhos foram distinguidos pelo papel no campo da evolução.
Galardoados são os investigadores Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter
Paula Romão, Adília Alarcão e César Viana descobriram que "o uso de saliva humana para limpar superfícies sujas tem sido uma prática intuitiva para muitas gerações".
A teoria de Marcus, que explica a transferência de electrões em reacções químicas, foi distinguida em 1992.
A vitória de Jacques Dubochet foi hoje divulgada.