
Nobel da Física para cientistas que estudaram machine learning
O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton
O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton
A descoberta do "bosão de Higgs" valeu-lhe o prémio Nobel da Física em 2013. O cientista morreu em casa, em Edimburgo, aos 94 anos.
Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier são os três laureados com o prémio deste ano.
O prémio foi atribuído a projetos de descobertas no campo da mecânica quântica.
Os vencedores do Nobel da Medicina usaram a pimenta e o mentol para nos explicarem como o nosso corpo sente o calor e o frio. Os laureados com o Nobel da Física explicam-nos como o aumento do dióxido de carbono contribui para a subida da temperatura na Terra - e porque um dia de chuva não significa que o aquecimento global não seja real.
Os vencedores dos Prémios Nobel de 2021 são anunciados até 11 de outubro. Alterações climáticas e a teoria dos sistemas complexos foram escolhidas pelo Comité.
O físico japonês ficou conhecido pelos estudos pioneiros sobre deteção de neutrinos. Morreu na noite de quinta-feira, aos 94 anos, num hospital de Tóquio.
Andrea Ghez recebeu o prémio ex-aequo com Reinhard Genzel, com quem descobriu a existência de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia. O matemático Roger Penrose também foi laureado por descobertas sobre buracos negros.
Três cientistas, um norte-americano, um inglês e um alemão, partilham o Nobel da Física 2020. Descoberta de buracos negros que comprovam teoria da relatividade e um massivo buraco negro no centro da nossa galáxia merecem distinção.
Vivemos tempos em que mais do que nunca é verdadeira a afirmação da notável Marie Curie, prémio Nobel da Física e da Química: “Nada na vida é para ser temido, apenas para ser compreendido. Agora é tempo de compreender mais, para que possamos temer menos.”
Astrónomo suíço mostrou-se "um pouco zangado" com Elon Musk, dono da Space X, que tem como plano marcar presença em Marte.
Descobertas relativas à cosmologia física e descoberta de um exoplaneta semelhante ao sol premiadas pela Academia Sueca.
Site recusou publicar um perfil de Donna Strickland em maio e só depois do prémio criou uma página sobre ela.
Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram reconhecidos pela Academia Sueca com um Nobel na área da Física. Strickland foi a terceira mulher a ser distinguida com o prémio.
Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram reconhecidos pela Academia Sueca "pelos avanços incríveis na área da física de laser". A canadiana é a primeira mulher vencedora na área em 55 anos.
Prémio foi anunciado na manhã desta terça-feira, em Estocolmo.