
MAAT atingiu recorde de visitantes em 2024
"Plug-in", de Joana Vasconcelos, e exposições de Ernesto Neto e Vivian Suter foram três das exposições que mais contribuíram para fazer de 2024 um ano recorde.
"Plug-in", de Joana Vasconcelos, e exposições de Ernesto Neto e Vivian Suter foram três das exposições que mais contribuíram para fazer de 2024 um ano recorde.
Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.
O alerta ocorreu às 15h20, quando um aluno do estabelecimento do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, entre Sintra e Lourel, ameaçou colegas e professores com uma faca.
Um miúdo foi agredido com violência por um colega numa escola da Moita, em Almada. Os pais apontam para a falta de assistentes operacionais e professores de educação especial; os especialistas pedem tolerância zero.
Alunos ficaram sem aulas por falta de trabalhadores não docentes, que se encontram concentrados à entrada do estabelecimento.
"Já tivemos reunião com o senhor ministro [da Educação, Ciência e Inovação] e defendemos o reforço do rácio. Entendemos que o rácio de distribuição de assistentes operacionais não é ajustado às reais necessidades das escolas", alegou Luísa Salgueiro.
Entre desportos aquáticos, jogos tradicionais, workshops e oficinas temáticas, o verão vai passar a correr. Estes campos de férias para ocupar a pausa letiva dos mais novos valem mesmo a pena – e ainda têm vagas.
Ao megafone, vários professores apelaram à união da classe e que a luta não pertence a qualquer partido ou bandeira e que não parará até obter o reivindicado.
Desde peças de teatro a festas de reis e concertos de orquestra, não faltam opções para sair de casa no primeiro fim de semana de janeiro.
"No final dessa semana de greve, no dia 22, sexta-feira, organizaremos uma manifestação nacional de todos os profissionais da educação, em Lisboa", disse o líder do STOP, André Pestana, numa conferência de imprensa, em Coimbra.
Pais denunciam falta de lugares para as crianças entre os 3 e os 5 anos. Problemas com matrículas, também aumentaram nos últimos dias, no Portal da Queixa.
Ministro já indicou que esta será a última ronda relativa ao novo modelo de recrutamento e colocação de docentes. Greve convocada pelo STOP continua.
No sábado, os professores e funcionários das escolas voltam a participar em mais uma manifestação nacional que se realizará em Lisboa.
Os serviços mínimos para os próximos dias 6 e 7 de fevereiro foram hoje decretados pelo Tribunal Arbitral.
Marcha segue depois para o Palácio de Belém onde os representantes serão recebidos por um elemento da equipa de Marcelo Rebelo de Sousa.
As situações mais complicadas registaram-se com alunos das escolas da Área Metropolitana de Lisboa, seguida da região do Algarve e da Área Metropolitana do Porto.