
Manifestação "Não nos encostem à parede" quer levar milhares à rua contra ação da PSP
O anúncio motivou a resposta de grupos da extrema-direita e o partido Chega organizou uma vigília de apoio à PSP.
O anúncio motivou a resposta de grupos da extrema-direita e o partido Chega organizou uma vigília de apoio à PSP.
Os governantes e líderes dos maiores partidos visitam os bairros com mais exclusão antes de eleições, notam as associações de moradores ouvidas pela SÁBADO. Para o Presidente da República ir é crucial, até porque “o ritmo da mudança não para de aumentar, desafiando estruturas públicas preparadas para a realidade de há 30, 20 ou 10 anos”.
Ali vivia o cabo-verdiano há 25 anos e abrira um café há seis meses. Na véspera de ser baleado, foi a uma festa na Cova da Moura. Os contornos do caso continuam por esclarecer. Veja o vídeo.
"Saímos com a fome com que entrámos", descreveu Mamadou Ba, da SOS Racismo. Jakilson Pereira, do Moinho da Juventude, mantém "alguma esperança".
Para moradores e artistas urbanos, o graffiti gera paixões, dá autoestima e “une mundos”. Mas nem todos o adoram.
Promotores da manifestação por uma "Vida Justa" lutam por salários para viver e bens essenciais acessíveis. Manifestam-se este sábado, em Lisboa.
Movimento Vida Justa reúne alguns dos elementos que criaram o Que se Lixe a Troika, em 2012, e que agora querem trazer para a rua o descontentamento contra a subida dos preços. A primeira manifestação será no dia 25 de fevereiro.
"Naturalmente existem aqui problemas sociais, é um facto, mas eles resolvem-se resolvendo os problemas das pessoas", salientou Jerónimo de Sousa.
Alcindo "não se constrói como um close up de 17 jovens neonazis, mas como um grande plano sobre Portugal". Este foi o filme que Miguel Dores, os colaboradores mais próximos (Filipe Casimiro, operador de câmara, e Beatriz Carvalho, psicóloga do ISPA) e a produtora Maus da Fita realizaram. Diogo Ramada Curto (DRC), a avaliar pelos textos que escreveu no Contacto viu outra coisa.
Decidir e multar em casos de alegado racismo ou xenofobia – como o do polémico cartaz no Seixal – cabe a apenas três pessoas: um jurista de 81 anos, um ativista e rapper e a comissária para as migrações. Não há atas das decisões, não se sabe como vota cada conselheiro nem a fundamentação.
Associações de luta antirracista, antigos apoiantes do BE e do PS. A lista de apoios a João Ferreira em Lisboa tem surpresas. E até Ana Drago já apareceu numa ação da campanha.
Nomes como Ricardo Quaresma, Luís Filipe Menezes, Ana Gomes, Francisco Louçã e Marisa Matias subscreveram abaixo-assinado contra declarações do líder do Chega a dizer que "é preciso um plano de confinamento específico para a comunidade cigana".
Organizações participaram numa audição pública sobre a criação da Lei de Bases da Habitação.
A rainha Matilde da Bélgica fez uma visita à associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, em Lisboa, onde brincou com crianças e até dançou. Os reis da Bélgica estão numa visita oficial de três dias a Portugal.
Arguidos negam os crimes que lhe são imputados na acusação.
Greve contra os novos horários de três turnos e trabalho aos sábados foi aprovada em plenários realizados na segunda-feira.