
O mistério da super-imunidade à covid-19
Pessoas que já tiveram o vírus têm uma maior proteção imunitária após serem vacinadas do que aquelas que nunca estiveram infetadas. Investigadores ainda estão a tentar descobrir porquê.
Pessoas que já tiveram o vírus têm uma maior proteção imunitária após serem vacinadas do que aquelas que nunca estiveram infetadas. Investigadores ainda estão a tentar descobrir porquê.
A task-force que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade "Casa Aberta" durante este fim de semana, à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.
No entanto, só se aplica às crianças e jovens que têm a vacinação agendada para domingo e que serão vacinadas não no centro da Cidade Universitária, mas no centro do Templo Radha Krishna, em Telheiras.
As datas para a administração da segunda dose também já estão definidas.
As segundas doses de vacina para os menores entre 12 e 15 anos serão administradas nos fins de semana de 11/12 e 18/19 de setembro.
Na terça-feira arrancou o autoagendamento da vacinação contra a covid-19 exclusivo para jovens de 16 e 17 anos, com vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto.
O autoagendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, terminará às 23h59, anunciou a task force.
A Organização Mundial de Saúde critica a "ganância" dos países que vão avançar com a terceira dose quando dezenas de países não conseguem vacinar os seus habitantes com as duas primeiras.
Autoridade Nacional do Medicamento diz que "momento e necessidade" não apontam para um "reforço vacinal". Espanha vai avançar com "dose de reforço" e já assinou contratos com farmacêuticas.
Últimos estudos sugerem que a vacinação é segura para as mães e para os bebés. Mais: também se sabe que os anticorpos passam através da placenta e protegem os recém-nascidos até aos 6 meses de vida. A Direção-Geral da Saúde está prestes a emitir uma norma com esta recomendação.
A conclusão é de um estudo conduzido em Itália acerca do impacto da vacina da Pfizer, Moderna e AstraZeneca nos vacinados.
Vacinação daqueles que estiveram infetados há mais de seis meses começa quando estiverem vacinados os maiores de 60 anos.
Na última semana foram administradas mais de 300 mil doses de vacina contra a covid-19. Pelo menos 15% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 6% já completou a vacinação. Alentejo é a região com a vacinação mais avançada: 10% da população já recebeu as duas doses.
A vacina da Johnson & Johnson é a quarta contra a covid-19 aprovada para comercialização na União Europeia.
Como é garantida a segurança das vacinas que chegam a Portugal? Até agora, não há registo de tentativas de venda de vacinas por intermediários junto de entidades de saúde ou autarquias; mas ocorreram furtos a casas.
Os estudos "indicaram que a Sputnik V aciona o desenvolvimento de anticorpos e células imunitárias que combatem o coronavírus SARS-CoV-2 e pode ajudar a proteger da doença covid-19", refere a EMA.