710 Biliões de Dólares não nos salvam do inferno
No Líbano, a missão da U.N.I.F.I.L. criada em 1978 para assegurar uma zona tampão entre Israel e o Líbano revelou-se inútil para travar o conflito entre o Hezbollah e Israel.
No Líbano, a missão da U.N.I.F.I.L. criada em 1978 para assegurar uma zona tampão entre Israel e o Líbano revelou-se inútil para travar o conflito entre o Hezbollah e Israel.
Primeiro-Ministro avança que o País está ainda a trabalhar com a Alemanha para "permitir uma operação logística de fornecimento de peças, tendo em vista concluir a recuperação de alguns dos carros [de combate] que não estavam operacionais".
Relatório que fundamentará a decisão de prolongamento da missão da UE no país refere que os mercenários "assumiram o comando efetivo" de, pelo menos, um batalhão das forças armadas da RCA.
Os investigadores do Porto foram convocados numa sexta-feira para se apresentarem em Lisboa na segunda-feira seguinte para participarem nas buscas aos Comandos. A maioria recusou. O diretor nacional teve que intervir. O presidente do sindicato denunciou a situação numa carta interna
O incidente, que está a ser investigado pelas autoridades portuguesas, acontece num momento de extrema tensão entre as autoridades de Bangui e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana.
O tráfico de diamantes é um dos negócios mais lucrativos da República Centro Africana, mas está envolto em crime, trabalho infantil e sangue.
Foi a partir de uma denúncia interna que nasceu a investigação a uma suposta rede de tráfico de diamantes. As escutas, porém, direcionaram os investigadores para um esquema mais amplo.
A denúncia à Polícia Judiciária Militar foi feita pelo comandante dos militares destacados na República Centro Africana. Foram emitidos mais de 100 mandados de busca e detenção.
Foram emitidos mandados de detenção para militares suspeitos de terem montado uma rede de tráfico internacional. Um dos detidos estava em formação para ser GNR.
João Gomes Cravinho está a visitar o destacamento militar português na República Centro-Africana, que efetua uma das missões nacionais externas consideradas mais complexas no plano da segurança.
Encontros com os militares portugueses em missões no estrangeiro, antes do Natal, não tinham sido divulgados "por motivos de segurança".
Os militares portugueses que estão na República Centro-Africana voltaram a entrar em combate com milícias sem terem sofrido baixas ou feridos.
Apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.
Um dos militares presta serviço no quartel-general da operação de paz da Organização das Nações Unidas (MINUSCA) na República Centro-Africana.
Os dois militares em serviço no país africano estão assintomáticos e em isolamento. Outros 37 militares da base portuguesa "estão a fazer quarentena profilática" por estarem em contacto com infetados.
Carla Monteiro de Castro Araújo é uma das laureadas do prémio Defensoras Militares da Igualdade de Género 2019, atribuído anualmente.