Próximo ano letivo com mais 1.465 vagas no ensino superior público: há mais 62 em Medicina
Segundo dados revelados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
Segundo dados revelados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
Uma psicóloga recebeu uma notificação "para devolver nove mil euros", outra técnica está há mais de um ano à espera para subir de escalão, uma educadora social continua sem receber mais de cinco mil euros devidos pela reposição na carreira.
O boom das casas de megaluxo – há moradias que ciustam mais de 12 milhões de euros. E ainda: as mulheres dos candidatos presidenciais; os novos modelos de ensino alternativo
Durante anos a fio os investigadores lecionam com contratos precários e sem remuneração. Académicos e sindicato referem “largas centenas” de casos. Universidades consideram que as aulas fazem parte do pacote remuneratório do contrato, um critério disputado por vários académicos.
Ficam de fora da alçada do ministério da educação, mas esse também não é o seu foco. Nestas escolas, a preocupação maior reside na motivação para aprender e no futuro do aluno.
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Voto no estrangeiro, voto em mobilidade e para quem está internado ou preso. Saiba como pode votar antes do dia 18 de janeiro.
O ministério vai apresentar "uma proposta intercalar" antes de chegar a um valor final.
O secretário-geral salientou que os dados relativos à falta de docentes confirmam o agravamento da situação.
Manifestantes estão desde as 10h concentradas em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, num protesto marcado pelo som de buzinas.
Associação de juristas lança directrizes para as famílias que suspeitam de doutrinação ideológica junto dos filhos.
Um relatório do CNE concluiu que alunos de meios sociais, económicos e culturais mais fragilizados, assim como estudantes estrangeiros, enfrentam percursos escolares mais difíceis.
Governo já publicou o diploma com o calendário para o ano letivo de 2025/2026,
Rejeitam as pantufas e o sofá com o fito de dar mais vida aos anos. Bons exemplos de quem contraria o prazo de validade com que a sociedade tende a carimbar os que saem do mercado de trabalho. E os especialistas que empurram os seniores para o exercício, a comida saudável e o convívio.
Segundo os estudantes do ensino superior particular e cooperativo, há um desfasamento significativo entre a despesa anual dos estudantes e o atual regime fiscal.
A proposta para o novo sistema de ação social no ensino superior prevê também que "seja garantido um apoio ajustado aos custos de vida no concelho" onde os alunos estudam.