
Perto de 20 autores lusófonos na Feira do Livro de Madrid
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
O prémio celebra autores cuja obra demonstra "originalidade duradoura e artesanato consumado", evocando a versatilidade e o compromisso com a literatura, características da escrita de Vladimir Nabokov.
O júri destacou "o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea".
Nem se percebe se as barricadas das ruas de Moçambique vêm das mãos de Venâncio Mondlane ou de Charlie Brooker, criador de Black Mirror.
Entre os restantes filmes em cartaz no festival - agendado para novembro - contam-se o francês "Emília Perez" e "The Brutalist", com Adrien Brody e Felicity Jones.
O festival literário homenageia o músico e escritor brasileiro Arnaldo Antunes, com concertos, debates e apresentações de livros. Samuel Úria, Mia Couto e Luísa Sobral estão entre os confirmados.
Há habitualmente um desfasamento prático: as férias escolares duram entre um mês e meio e dois meses e meio e o período normal de férias por ano de um trabalhador são 22 dias úteis. Para muitas famílias, torna-se muito difícil a conciliação entre o trabalho dos pais, tempo familiar e período de férias escolares dos filhos.
A inauguração da exposição "Mise en Place", em Cascais, e o concerto da artista Carolina de Deus, em Vila do Conde, fazem parte das nossas sugestões para o fim de semana de 23 a 24 de março.
A programação da Culturgest para a primeira metade de 2024 inclui uma peça de Ana Borralho e João Galante, uma exposição de Fernando Brito e concertos de Ryoji Ikeda e Bruno Pernadas.
Gostou, mas cansou-se de ser ministro. Já não tinha paciência para ouvir “o José Gomes Ferreira a dizer alarvidades” ou para o “Sexta às Nove da Sandra Felgueiras”. Numa conversa antes da queda do Governo, conta que nunca o verão a comentá-lo, como alguns ex-colegas.
De humor em Lisboa a um Beer Fest em Cascais, teatro no Porto e música em Guimarães, estas são as sugestões que temos para si neste fim de semana de 15 a 17 de setembro.
A sala do Porto revelou esta 3.ª feira a programação completa para os próximos meses, com produções próprias, estreias fora de portas e encenações de Tchékov, Strindberg e Lobo Antunes, entre outros.
Já são conhecidos os quatro filmes na "shortlist" da candidatura portuguesa a Melhor Filme Internacional dos Óscares. Até hoje, nunca uma longa-metragem nacional chegou à nomeação.
Sobre a presidência de Jair Bolsonaro, Chico Buarque falou em "quatro anos de governo funesto que duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás".
Autor e declamador de poesia, escritor, músico e performer, Napoleão Mira – pai de Samuel Mira, ou Sam the Kid, e seu companheiro no palco – fala-nos da sua vida, da contribuição para o arranque da carreira do filho e do arranque tardio do seu próprio percurso artístico.
Escritor moçambicano viajava do Brasil e diz ter estado cinco horas numa "fila imensa sem nenhum apoio". Mia Couto pede ações em vez de explicações para estes incidentes que se têm verificado nos últimos dias.