
Porque quer Trump a Gronelândia? E pode vir a tê-la?
O primeiro-ministro da Gronelândia, Mute Egede, frisou: "A Gronelândia é nossa. Não estamos à venda e nunca estaremos à venda. Não podemos perder a nossa longa luta pela liberdade".
O primeiro-ministro da Gronelândia, Mute Egede, frisou: "A Gronelândia é nossa. Não estamos à venda e nunca estaremos à venda. Não podemos perder a nossa longa luta pela liberdade".
Serviços secretos sul-coreanos "detetaram, entre 08 e 13 de outubro, que a Coreia do Norte transportou as suas forças especiais para a Rússia num navio de transporte da Marinha russa, confirmando o início do envolvimento militar da Coreia do Norte".
Baleias-espiãs, barcos civis, submarinos e interferências de GPS: o perigo de espionagem e interferência russas faz subir os alarmes e remete a Europa para um clima de filme de espiões de outros tempos.
Sete meses após a invasão russa à Ucrânia, em 2022, os gasodutos Nord Stream, que transportam gás sob o Mar Báltico, ficaram danificados por uma série de explosões nas zonas econónicas da Suécia e da Dinamarca.
A Ucrânia sobrevive às sucessivas campanhas de bombardeamento e incursões graças ao auxílio ocidental e a uma enorme sangria militar. A paz continua a ser uma perspetiva distante.
Os serviços secretos militares ucranianos indicaram, numa primeira declaração, que "a operação de busca e salvamento dos ocupantes [russos] não foi bem-sucedida".
Dois generais russos ficaram feridos após ataque da Ucrânia.
Morte de Stanislav Rjitskii, capitão de segunda classe da Marinha Russa, foi assinalada pelo governo ucraniano. A análise de João Carlos Barradas.
Hvaldimir pode estar à procura de amigos, mas há anos que alimenta especulações de ser um animal treinado pela marinha russa.
As investigações europeias continuam sobre os danos e quem terá levado a cabo a opração para danificar as linhas de gás entre a Rússia e a Europa.
Colheitas do "celeiro da Europa" estão a ser vendidas a países africanos empobrecidos pela seca. Rússia nega roubo e diz que o ónus está com a Ucrânia para abrir os corredores marítimos.
O representante russo para as Nações Unidas em Genebra anunciou a sua desvinculação da diplomacia e deixou duras palavras críticas à Rússia.
Cientistas acreditam que atividades militares podem a estar provocar a migração em massa de cetáceos para o sul, onde acabam por morrer encalhados ou em redes de pesca.
A aviação tática e de assalto também atacou 130 alvos militares ucranianos, incluindo três postos de comando, duas baterias de artilharia, dois arsenais e 123 posições fortificadas.
De acordo com o último relatório do Ministério da Defesa britânico, a frota russa no Mar Negro - apesar das perdas já registadas - mantém a capacidade para atacar os alvos ucranianos
Vladimir Putin anunciou que a Marinha russa será equipada também com veículos submarinos não tripulados.