
Obituário: António Lobato (1938-2024)
Major da Força Aérea Portuguesa, piloto e prisioneiro de guerra na Guiné-Bissau durante mais de sete anos, foi uma das vozes dos combatentes da Guerra Colonial. Morreu a 8 de março.
Major da Força Aérea Portuguesa, piloto e prisioneiro de guerra na Guiné-Bissau durante mais de sete anos, foi uma das vozes dos combatentes da Guerra Colonial. Morreu a 8 de março.
Frescos nas paredes, piscina na sala, cama numa barrica ou colada à praia. As mordomias são tantas que os utilizadores não olham a despesas.
Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.
O regresso de Marilynne Robinson e a chegada a Portugal do romance mais traduzido e premiado de Eduardo Halfon são só duas das boas notícias que temos para lhe dar.
Marcelino da Mata morreu no Hospital Amadora-Sintra, aos 80 anos, vítima de covid-19, e o funeral realizou-se no cemitério de Queluz.
Na morte de Marcelino da Mata regressa o seu mito mas também a memória dos comandos africanos deixados a morrer em Bissau, às mãos do PAIGC.
Calvão queria libertar os prisioneiros portugueses em Conacri. Spínola forçar um golpe de Estado para tentar vencer o PAIGC. O historiador José Matos traça num novo livro os bastidores da missão.
Assinalam-se a 22 de novembro 50 anos que, numa madrugada de domingo, Alpoim Calvão e Spínola tentaram um golpe de Estado (que falhou) em Conacri. Portugal nunca assumiu a operação.
Candidaturas abertas até dia 22 deste mês para 230 lugares para praças e 12 para oficiais.
Os alunos receberam o distintivo oficial que passarão a carregar junto ao peito.
Um herói pode sê-lo apenas por um acto que, numa hora de bom e desprendido julgamento, coragem extrema, ou de uma virtude excepcional, faça com que um ser humano pratique um acto ou acção, que o distinga dos demais e que não está ao alcance da capacidade da maioria
Além de São Paulo, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se noutras cidades.
Política
Veja as imagens e o resumo dos incidentes do dérbi lisboeta
Veja as imagens e o resumo dos incidentes do dérbi lisboeta
Portugal homenageou esta terça-feira os seus cidadãos que morreram na guerra colonial da Guiné-Bissau, numa pequena cerimónia no cemitério de Bissau, que o embaixador português estendeu às vítimas guineenses do conflito.