
Vídeo capta baleia e cria a nadar em praia na Costa da Caparica
Dois mamíferos, da espécie Bryde, foram avistados, este sábado, na praia da Fonte da Telha, em Almada.
Dois mamíferos, da espécie Bryde, foram avistados, este sábado, na praia da Fonte da Telha, em Almada.
No ano passado registaram-se 1.022 surtos da doença em 55 países, enquanto em 2023 o seu número foi de 459.
A infeção de mamíferos acontece ocasionalmente, através da ingestão de aves infetadas e da exposição a ambiente contaminados.
Nascimento de “um dos mamíferos mais raros do mundo” poderá ajudar a evitar o desaparecimento desta espécie tão ameaçada, dizem especialistas.
O crescimento do sol, a alteração da posição geográfica dos continentes e o aumento do dióxido de carbono são os três fatores que vão originar a extinção dos mamíferos nos próximos 250 milhões de anos.
Sim. Há aves que reagem à desigualdade, como os corvos, e mamíferos que fazem luto como os cães. Investigadores descobrem emoções mais humanas, até a empatia.
De acordo com o autor, os gatos têm um impacto bastante negativo na biodiversidade, dado o número de pássaros e mamíferos que caçam e matam. Resultados científicos causaram indignação.
Foi apresentado na terça-feira o boletim ambiental relativo aos últimos cinco anos. Governo garante estar atento à preservação das espécies.
No decorrer da investigação, verificou-se que no local da lesão na medula do animal ocorria uma "regeneração robusta de axónios, permitindo a formação de sinapses e propagação de sinal eletrofisiológico", algo que o instituto salienta ser "único entre os mamíferos".
Os navegantes devem desligar o motor e imobilizar a porta do leme para fazer com que mamíferos não interajam com as embarcações.
Estudo aponta para uma autêntica "metamorfose" de animais de sangue quente para tentar regular a temperatura corporal à medida que o planeta aquece. Aves têm tendência para aumentar o tamanho das asas, enquanto mamíferos aumentarão o tamanho das orelhas, caudas e pernas.
Equipa luso-americana concluiu que a necroptose, um mecanismo que contribui para a resposta imunitária que mata as células infetadas, "ter-se-á perdido em vários grupos de mamíferos em diferentes alturas".
"Animais, especialmente animais selvagens, são a fonte de mais de 70% de todas as doenças infeciosas emergentes em humanos e muitas delas são causadas por novos vírus", disse a OMS num comunicado conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).
Lista Vermelha tem 35 mil espécies de animais e plantas como "ameaçadas" ou em "risco de extinção". Portugal é o 2.º país da Europa com mais espécies de mamíferos e plantas em perigo.
O estudo, realizado por várias universidades australianas, sugere que 143 milhões de mamíferos foram afetados por esta crise.
Numa procura por tratamentos alternativos a uma vacina contra o novo coronavírus, investigadores suecos estão a estudar os anticorpos destes mamíferos.