
Eurovisão: Vencedor é decidido hoje com Suécia, Áustria e França como países favoritos
A final de hoje pode ser acompanhada em Portugal em direto, a partir das 20:00, na RTP1, na RTP Internacional e na plataforma RTP Play.
A final de hoje pode ser acompanhada em Portugal em direto, a partir das 20:00, na RTP1, na RTP Internacional e na plataforma RTP Play.
A cidade suíça que promove inclusão e diversidade terá de competir com as hostilidades sentidas desde a edição do ano passado, criadas pela participação de Israel no festival.
O videoárbitro conquistou todas as ligas europeias? Todas não, que os suecos resistem a uma tecnologia que veio “acabar com a alegria e a paixão” e “torna tudo mais aborrecido”. Em Portugal, seria possível voltar atrás?
O vencedor do 68.º Festival Eurovisão da Canção será escolhido de entre 12 temas e intérpretes. Escolha do grande vencedor da Eurovisão vai acontecer na Suíça.
Jéssica Pina, Josh, Marco Rodrigues, Bluay, Margarida Campelo e Peculiar são os primeiros finalistas. Eis, em vídeo, as atuações que os levaram à final.
A informação foi dada pela polícia sueca.
Médicos, professores e ativistas pelos direitos humanos têm questionado as questões éticas referentes à medida e alertam para o aumento da "discriminação, sofrimento e medo” entre migrantes.
A Moroccanoil, patrocinador principal da Eurovisão nos últimos três anos é israelita, toda a produção é feita no país e é detida por CarmenTal, também israelita.
Portugal, que esteve representado por Iolanda, com a canção "Grito", ficou em 10.º lugar.
A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada est sábado em Malmö, na Suécia, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.
Israel juntou-se assim aos 26 países, incluindo Portugal, que vão competir no sábado para suceder à Suécia como vencedora desta competição, que foi seguida em 2023 por 162 milhões de telespetadores.
De acordo com a EBU, está a ser investigado "um incidente", participado àquela organização e que envolve o músico Joost Klein.
Participação de Israel na Eurovisão tem sido contestada, desde o eclodir da guerra no Médio Oriente. Na quarta-feira, Eden Golan participava nos ensaios para a segunda semifinal que decorre esta quinta-feira, quando foi vaiada.
Além de "Grito", foram também escolhidos para passar à final os temas da Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.
A cantora Iolanda, representante de Portugal na edição deste ano da Eurovisão, atua esta terça-feira à noite em Malmö (Suécia) com o apuramento para a final de sábado em vista.
A letra da música não refere de forma explícita o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro do ano passado, mas recentemente têm surgido acusações de incluir referências em inglês e em hebraico às vítimas.