
O circuito da (boa) madeira ardida
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
André Ventura apresentou esta sexta-feira um pacote de medidas relacionadas com os incêndios.
É praticamente inexistente o debate a montante destas questões. Não se discute porque é que os incêndios se tornaram um drama de dimensões dantescas em Portugal, nem tão-pouco planos para evitar que a situação se agrave no futuro.
Entre os nomeados para a 92.ª edição dos Óscares poderá estar a curta-metragem portuguesa "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa.
Tem oito anos e a anterior dona deu-a para ser eutanasiada, pois já não conseguia cuidar dela. Mas uma veterinária salvou-a.
Parques de armazenamento de madeira queimada "apresentam uma capacidade de armazenamento de cerca de 570 mil toneladas", mas, "até ao momento, apenas entraram cerca de 141 mil toneladas".
Ministério da Agricultura indicou que apenas 57% do material lenhoso de quatro matas do Centro Litoral foi vendido em hasta pública.
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural disse que vai propor o reforço de meios para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Mais de metade dos lotes de madeira queimada em 2017 ficou por vender.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas realiza esta quinta-feira o terceiro leilão de materiais lenhosos. É o maior até agora.
Cerca de 20% já foram atendidas.
O ministro da Agricultura afirmou que não vai reabrir candidaturas para os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro.
"Há mais de um milhar de estrangeiros residentes na região do interior afectada pelos incêndios de 15 de Outubro", lamenta ADACO.
Afectados pelos incêndios de 2017 manifestam-se em Lisboa, a partir 14:30, reclamando do Governo apoios financeiros para todos os lesados do sector primário.
Estado investe dez milhões de euros já este ano.
Organizações anunciaram que os lesados pelos incêndios irão "protestar publicamente" se o Governo não responder às suas reclamações.