Carla Pais vence Prémio LeYa com "A sombra das árvores no inverno"
O presidente do júri, Manuel Alegre, destacou a elegância da escrita.
O presidente do júri, Manuel Alegre, destacou a elegância da escrita.
Mobilizou assessores pagos pela autarquia, usou espólio fotográfico e recorreu a equipamentos para filmar, fotografar e divulgar o livro, de cujos direitos e proveitos beneficiou. Justifica que o livro era para "prestar contas aos munícipes"
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
Responsáveis por editoras independentes e representantes de grupos editoriais com várias chancelas dizem estar otimistas quanto a esta edição da Feira do Livro, a 95.ª.
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
Há quase 200 anos que os jornais escrevem notícias falsas nesta data para enganar deliberadamente os leitores. Mas também marcas passaram a aderir a esta prática.
Uma candidata casada a receber pensão de viúva e o primeiro capítulo de um romance polémico estão entre os destaques desta terça-feira.
"Quisemos proteger os nossos autores e a própria editora de uma possível litigância", explicou a presidente executiva do grupo LeYa, que deu conta de que essa situação se alterou.
O livro conta uma história ficcionada, em que as personagens são participantes reais do encontro de escritores, com os seus próprios nomes, sobre o desaparecimento, alegadamente por roubo, de um manuscrito original de Mário Zambujal.
Uma nova geração, entre os 15 e os 24 anos, está a ler mais, cativada por um tipo de livro específico, dirigido a jovens de hoje. Falámos com editoras portuguesas para perceber que mundo é este.
Quanto se pagou a quem não pertencia ao grupo de amigos e outras histórias.
Num comunicado enviado à SÁBADO o grupo editorial lamentou esta perda "com danos inultrapassáveis".
Doces e crianças são indissociáveis, mas há que romper esse elo porque os primeiros fazem mal às paredes do intestino. O médico explica os perigos no seu novo livro, o 15.º do currículo, prefaciado por Cristiano Ronaldo. O lançamento acontece na próxima terça-feira (3 de dezembro), na livraria Buchholz, em Lisboa.
Aos 34 anos, escreveu dois romances, ambos premiados. O terceiro, sobre as consequências da guerra colonial nas gerações que não a viveram, será publicado em 2025. Antes, preparou um conto para a SÁBADO.
Helena Alves, gestora da Leya, partilhou com a SÁBADO que nos últimos dois anos se tornaram cada vez mais comuns as "campanhas de intimidação" relativas à publicação de livros com “temas políticos, a guerra na Ucrânia, em Israel e os direitos da comunidade LGBT”.