
Covid-19: Surto em lar da Misericórdia de Murça com 58 infetados
"As equipas estão reduzidas e focadas nos cuidados" a prestar aos pacientes, garante instituição. 33 dos 58 infetados são utentes.
"As equipas estão reduzidas e focadas nos cuidados" a prestar aos pacientes, garante instituição. 33 dos 58 infetados são utentes.
Todos os 61 utentes do lar estão infetados com o novo coronavírus. Um utente está internado numa unidade hospitalar de Bragança e dois tiveram alta.
A confirmação dos novos quatro casos fez subir o total de infetados de 68 para 72, entre os quais há 52 utentes e 20 funcionárias.
"Uma das nossas utentes faleceu, na sexta-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), para onde tinha sido transportada", explicou este sábado à agência Lusa o provedor da Misericórdia, João Penetra, sem precisar a idade da vítima.
Os serviços de infância da instituição incluem "a creche, o centro de atividades de tempos livres e a oficina das artes", com cada uma destas valências a dar resposta "a 27 ou 28 crianças".
Santa Casa refere que os utentes positivos "estão todos assintomáticos".
Dos 74 idosos do Lar de S. Francisco com resultado positivo nos testes de rastreio ao novo coronavírus SARS-CoV-2, há a registar "10 internamentos" no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e duas mortes.
O concelho de Coruche tem hoje ativos 20 casos da covid-19, sublinhando o autarca que, na quarta-feira, irá passar da lista de concelhos de risco muito elevado para risco moderado.
"A maioria dos utentes apresenta sintomas ligeiros do ponto de vista respiratório e gastrointestinal".
Relativamente aos 39 profissionais que trabalham na ERPI, a Misericórdia revelou que "14 acusaram positivo à Covid-19" e que três deles "regressam no final da semana ao trabalho".
A deteção destes 42 novos casos, dos quais 35 são utentes e sete funcionários do lar de idosos, foi divulgada numa conferência de imprensa.
O surto de covid-19 associado ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Grândola já contabiliza um total de 17 pessoas infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2.
Plano de contingência foi ativado na instituição e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde.
Os contágios tiveram origem na filha de uma cuidadora da estrutura residencial.
O número de casos de infeção pelo novo coronavírus disparou nas últimas semanas no distrito de Bragança.
Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, testaram positivo para a covid-19, estando ainda por conhecer o resultado de mais meia centena de testes.