
Há três vezes mais carros TVDE do que táxis
Dados do IMT mostram que existem mais de 30 mil carros habilitados para funcionar como TVDE. Os táxis não chegam sequer aos 10 mil.
Dados do IMT mostram que existem mais de 30 mil carros habilitados para funcionar como TVDE. Os táxis não chegam sequer aos 10 mil.
Em cinco anos a frota de motoristas de TVDE aumentou em 53 mil efetivos enquanto os táxis perderam cerca cinco mil motoristas.
Tanto a FreeNow, primeiro operador que recebeu em reunião o movimento, como a Uber e a Bolt concordaram em estender o prazo das matrículas dos veículos de sete para 10 anos.
Encontram-se licenciados onze operadores de plataformas de TVDE, o que não implica que estejam todos em atividade.
A Free Now é a única aplicação de mobilidade em território nacional que junta os motoristas de táxi com os parceiros ligados ao transporte de passageiros em veículos descaracterizados.
Portugal vai ser o primeiro de nove países a fazer esta migração total e foi também o país escolhido para acolher o centro de apoio ao cliente internacional da app.
Veja o mapa em permanente atualização com os estabelecimentos de comércio local que estão abertos na capital durante o período de estado de emergência.
De acordo com o IMT, já existem em Portugal cerca de 23 mil motoristas de Transportes de Passageiros em Viaturas Ligeiras Descaracterizados.
A plataforma de mobilidade lançou uma nova categoria amiga do ambiente. A partir de hoje a aplicação permite aos seus utilizadores optarem por carros totalmente elétricos em Lisboa.
Uma faixa de rodagem para utilização exclusiva de carros com o dístico TVDE - utilizado por motoristas de plataformas como a Uber, Bolt e Kapten - foi criada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A faixa, que anteriormente dava acesso ao parque 3, foi pintada de vermelho, durante a madrugada de quinta-feira.
A empresa de transportes criada na Estónia e rival da Uber e da Kapten vai deixar de operar em Portugal a 30 de novembro,
A empresa Kapten quer posicionar-se como uma plataforma de transporte amiga do ambiente. A frota conta agora com 400 veículos elétricos que deverão crescer até aos 800 no próximo ano.
Os quatro operadores que operam em Portugal são a Uber, Cabify, Bolt e Kapten. São regulados pela lei das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros.
Os responsáveis do setor do táxi deram inclusive indicações aos seus associados "para haver contenção de ânimos" com motoristas de TVDE, relata Carlos Ramos.
Os restantes quatro arguidos ficaram em liberdade, mas suspensos de funções e proibidos de contactar os demais. O interrogatório decorreu esta quarta-feira.
Fim dos contingentes municipais e da cor obrigatória dos táxis preocupa Federação Portuguesa do Táxi. Setor não precisa "de uma sentença de morte", acusam.