
Nova temporada do São Luiz com Bonnie 'Prince' Billy, Ibsen e Mário Coelho
De setembro até julho de 2026, o Teatro São Luiz vai receber mais de 100 projetos, entre estreias nacionais (22), concertos (36) e peças de teatro (32) e dança (3).
De setembro até julho de 2026, o Teatro São Luiz vai receber mais de 100 projetos, entre estreias nacionais (22), concertos (36) e peças de teatro (32) e dança (3).
A série portuguesa de vinhos extraordinários das melhores regiões vitivinícolas do mundo revela em junho o seu quarto número. Eis o que já se sabe - e o que falta saber - sobre ele.
Oceanos lunares, a forma como envelhecemos e como funcionam as proteínas foram algumas das descobertas atingidas ao longo deste ano.
Momento ocorre entre os dias 19 e 20 de agosto e o objetivo é estudar Júpiter e três das suas maiores luas.
Entre este planeta e a sua estrela, existe uma distância 15 vezes superior à que separa a Terra do Sol.
Nas noites de verão o céu está tipicamente limpo, havendo a oportunidade de poder ver vários eventos astronómicos, como estrelas a 200 anos-luz de distância, e ainda uma galáxia.
Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno vão estar ao longo de uma linha reta no nosso campo de visão na madrugada de dia 3. Carlos Fiolhais explica à SÁBADO no que consiste este fenómeno e quais astros vão ser visíveis a olho nu.
A inconstância do logótipo da República é sintoma de uma crise profunda
Missões à Lua podem trazer novas respostas sobre o satélite terrestre. Este ano será também dedicado a Marte e a Júpiter.
Dois astrólogos, uma médium e uma numeróloga revelam-nos as tendências do ano que irá começar. Falam-nos de adversidades, obstáculos, agitação, lutas de poder e de tempos delicados para a economia.
Há 41 anos na mesma velha casa, Ian Fitzpatrick reinventa o imaginário algarvio em peças de olaria, cerâmica e gravura que impressionam. Para aproveitar esta região, sugerimos-lhe ainda cinco hotéis nas proximidades.
Quando uma estrela inicia a fase de gigante vermelha pode aumentar até cem vezes o seu diâmetro original, absorvendo qualquer planeta na sua órbita. Os cientistas consideram que, daqui a cinco mil milhões de anos, a Terra também pode ser engolida pelo Sol.
A missão do Juice também servirá para estudar três das maiores luas de Júpiter com potencialidades de albergarem vida.
Segundo o presidente da Portugal Space, trata-se da "missão da década" da Agência Espacial Europeia (ESA) e a "antecâmara de uma participação" mais alargada de Portugal noutras missões.
O satélite deverá chegar ao 'gigante' gasoso passados oito anos, em julho de 2031, fazer 35 voos de aproximação às luas geladas e alcançar Ganimedes em dezembro de 2034. Será a primeira vez que um satélite artificial orbitará uma lua de outro planeta.
Os planetas não se vão aproximar mais do que o comum nem sair da sua órbita. Este fenómeno ocorre apenas porque todos estes planetas estão a orbitar no mesmo lado do Sol do que a Terra.