
Artistas Unidos estreiam peça de Jon Fosse no Teatro Variedades
"Vento Forte" vai ser apresentada, em encenação de António Simão, no renovado Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, a partir desta 4.ª feira, 27 de novembro.
"Vento Forte" vai ser apresentada, em encenação de António Simão, no renovado Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, a partir desta 4.ª feira, 27 de novembro.
A possibilidade da companhia ser dissolvida em 2025 é real. Os Artistas Unidos começaram esta terça-feira a desmontar tudo o que têm no Teatro da Politécnica, em Lisboa, de onde foram despejados.
O espaço vai receber "companhias independentes que não têm 'casa' e não têm nada a ver umas com as outras", explicou Carlos Moedas. O presidente da câmara de Lisboa revelou ainda que o novo Pavilhão Julião Sarmento inaugura em novembro.
Comédia, visibilidade dos corpos trans e o caldo social que gera o crescimento da violência e da extrema-direita: foram muitos os temas com que o teatro e a dança nos confrontaram em 2023.
Há muito que o norueguês era um dos nomes apontados ao Nobel da Literatura. Consegui-o em 2023 vendo consagradas as ínfimas variações da sua escrita, os silêncios ou as tramas minimalistas de teatro.
Um ano e meio depois da morte do fundador Jorge Silva Melo, a companhia continua a levar teatro País fora. Houve mudanças mas também “continuidade”, garante Pedro Carraca, antevendo a nova temporada.
Começou a fazer teatro numa altura em que era malvisto as mulheres frequentarem o bar da escola. E chegou mesmo a ser presa no dia em que se estreou. A atriz, de 79 anos e 57 de carreira, tem orgulho de não ser sisuda e quer continuar a representar.
Em "Outra Bizarra Salada", Bruno Nogueira é um músico estroina e Rita Cabaço uma maestrina que foi mãe. Falámos com a dupla e com a encenadora, Beatriz Batarda
A música domina o panorama cultural do fim de semana mas há muito mais a descobrir. Conheça as sugestões para os próximos dias.
Aos 50 anos, Marco Delgado regressa ao teatro para fazer "Noite de Reis", peça de Shakespeare encenada por Ricardo Neves-Neves. Em conversa com a SÁBADO, fala da longa carreira, das diferenças entre teatro, cinema e televisão e de como continua a ser "o miúdo de 20 anos".
Novo ano, novas temporadas. Reunimos a programação das principais salas do Porto, Braga e Guimarães para este primeiro semestre de 2023.
Os Artistas Unidos abrem a temporada com uma peça que Jorge Silva Melo queria encenar. Terra de Ninguém, do Nobel Harold Pinter, é a continuação do trabalho da companhia, que ficará no Teatro da Politécnica até 2024.
O ator fez parte do núcleo fundador do Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, em 1973. Orlando Costa fez também parte da companhia "A Barraca", onde contracenou com Maria do Céu Guerra.
O génio é um ser à parte, infeliz e incapaz de lidar com o quotidiano estrangulador, cujo destino sobre a Terra é sofrer e viver numa solidão terrorífica, vítima expiatória de uma sociedade materialista.
Encenador deixou Vida de Artistas, de Noël Coward, praticamente pronto, dando as derradeiras indicações da cama do hospital.