Jovens agarrados aos videojogos
Passam horas seguidas em frente ao computador, esquecem-se de comer e gastam centenas de euros em itens de jogo. As estratégias da indústria e como a pandemia aumentou o vício dos jogos online.
Passam horas seguidas em frente ao computador, esquecem-se de comer e gastam centenas de euros em itens de jogo. As estratégias da indústria e como a pandemia aumentou o vício dos jogos online.
O álcool é a principal substância psicoativa consumida entre os jovens, seguindo-se o tabaco e, com uma expressão ainda menor, as substâncias ilícitas e determinados medicamentos psicoativos.
A probabilidade de ser jogador patológico é superior entre os jogadores do sexo masculino e entre os jovens entre os 25 e os 34 anos, segundo o estudo hoje divulgado.
Um relatório do SICAD ajuda a traçar o perfil dos jovens até 18 anos que jogam a dinheiro: são rapazes, têm dificuldades na escola, consomem substâncias psicoativas, recebem dinheiro dos pais e sentem falta de apoio afetivo.
SICAD analisou inquérito que revela ainda a existência de 24 mil jogadores patológicos ligados à raspadinha.
Inquérito europeu revela que, relativamente a 2015, menos 3% dos portugueses fumam tabaco tradicional e menos 5% fumam tabaco eletrónico. Mas houve um aumento de 6% nos jovens que consomem álcool.
Os alunos portugueses dizem que é fácil o acesso a álcool e tabaco e que estes dois produtos são não só os mais consumidos como aqueles cujo consumo se inicia mais precocemente.
Dificuldades mais mencionadas são rendimento na escola ou trabalho e mal-estar emocional.
Alterações inserem-se no âmbito da revisão em curso e com a qual a Comissão Europeia quer dar mais autonomia aos Estados-membros em matéria de taxas e criar um espaço único do IVA na União Europeia. Um dos objectivos é reduzir a fraude, hoje em dia estimada em 50 milhões de euros.
Consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoactivas ilícitas aumentaram nos últimos cinco anos no nosso país, revela estudo
Estudo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
O consumo de álcool e de drogas por jovens de 16 anos diminuiu nos últimos quatro anos na Europa. Dinamarca e a Áustria têm maior prevalência de embriaguez
A comissão interministerial que estuda a regulamentação do jogo online está também a ponderar a legalização das corridas de cavalos com apostas em Portugal, disse à Lusa o respectivo coordenador, Feliciano Barreiras Duarte.