Sábado – Pense por si

Desprezo pela Europa com apetites imperialistas

Trump despreza a Europa e trata a Ucrânia como parceiro menor. O Presidente dos EUA está mesmo disposto a ajudar Putin a voltar à mesa dos grandes, reabilitando a Rússia e forçando Kiev a concessões inaceitáveis. Não se vê como possa correr bem.

“Paz justa e duradoura.” Sim, mas qual?

Putin não quer “cessar-fogo” algum, está só a inverter a narrativa para fazer Trump virar a agulha do que saiu de Jeddah. O Kremlin quer a Ucrânia toda. Não se contentará com uma “paz” que lhe garanta os territórios ocupados. A Europa já percebeu o risco - e isso muda pelo menos uma parte deste jogo.

Sofia Parissi

Ucrânia aceita proposta dos EUA de cessar-fogo de 30 dias

As conversações entre os dois países aconteceram após Kiev ter lançado um dos maiores ataques com drones contra Moscovo e depois de ter falhado a assinatura do acordo entre EUA e Ucrânia sobre as terras raras.

Cátia Bruno

Osama Bin Laden, o homem que odiava o Ocidente

Herdeiro de uma fortuna, em jovem era um deslocado na Arábia Saudita. O Afeganistão dar-lhe-ia um propósito, o Sudão cimentaria a ideologia. O fundamentalismo religioso marcou toda a sua vida. Quis mudar o mundo árabe através da jihad - mas acabou por moldar o mundo inteiro através da violência.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)