Sábado – Pense por si

Maiores de 18 anos que tomaram Janssen já podem agendar vacina

Leonor Riso
Leonor Riso 13 de janeiro de 2022 às 19:07
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Os maiores de 18 anos podem agora fazer o pedido de agendamento para tomarem a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

As pessoas com 18 anos ou mais que receberam a vacina contra a covid-19 da Janssen já podem agendar a sua dose de reforço.

Reuters

De acordo com o portal de autoagendamento da Direção-Geral de Saúde (DGS), já é possível que os cidadãos com "18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias" agendem a toma.

Além desta faixa etária, podem agendar a dose de reforço as pessoas com "45 ou mais anos" e com "60 ou mais anos". Esta última faixa também pode agendar a vacina da gripe.

Segundo os dados de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, quase 3,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço contra a covid-19, quase 8,8 milhões têm a vacinação primária completa e mais de 300 mil crianças entre os cinco e os 11 anos já iniciaram a vacinação.

A covid-19 provocou 5.511.146 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.203 pessoas e foram contabilizados 1.774.477 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.