Independência financeira dos municípios volta a descer em 2024
De acordo com o anuário os municípios "apresentam cerca de 15,4% da despesa pública nacional, 44,2% do investimento público, e 14,8% da receita pública".
De acordo com o anuário os municípios "apresentam cerca de 15,4% da despesa pública nacional, 44,2% do investimento público, e 14,8% da receita pública".
Segundo o dirigente socialista, a economia "crescia mais" durante o executivo de António Costa.
Há muitos anos que Portugal tem dificuldades em executar investimento público. Desde hospitais a habitação, não faltam exemplos de obras que se atrasam, concursos que ficam desertos e tantos projetos que, pura e simplesmente, ficam na gaveta.
"Não é possível vencer a pobreza, as desigualdades sociais, as justiças, sem uma alteração radical das políticas que têm vindo a ser seguidas. Sem uma elevação dos salários e do investimento público", considerou João Ferreira.
Os bebés filhos de quem não recebe subsídios são muito mais virtuosos que os outros. Pelo seu mérito e condição de nascimento, merecem ser beneficiários deste investimento público na sua educação desde a mais tenra idade.
"Fim ao investimento público em fosseis" e "os ultra ricos pagam a transição climática" são palavras de ordem que se leem no protesto da Avenida Gago Coutinho.
O governante detalhou que dos 9,2 mil milhões de euros de investimento público previsto para 2024, 5,8 mil milhões de euros correspondem a esforço nacional e 3,4 mil milhões de euros a fundos europeus.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, esteve esta quinta-feira reunido com Ursula Von der Leyen e disse à presidente da Comissão Europeia que Portugal está utilizar os fundos europeus para cobrir lacunas de investimento público.
Reindustrializar o país, investir em ciência, substituir importações por produção nacional e fixar o investimento público nos 5% do PIB, "recuperar o que foi privatizado – da banca à energia, passando pelas comunicações, transportes ou pela indústria» e sair do euro fazem parte da fórmula.
António Costa tem ao seu dispor o regime para fazer o que quiser. Para o moldar como quiser, em doses maciças de investimento público e políticas públicas, que podem prolongar por muito tempo o ciclo de poder socialista. E é isso que está a fazer com o dinheiro da bazuca europeia.
As despesas com pessoal cresceram 5,9%, mais 237 milhões, um crescimento se deveu "ao aumento muito significativo do número de profissionais de saúde para dar resposta à pandemia".
José Luís Carneiro considerou que "não deixa de ser curioso que aqueles que na primeira fase da pandemia mais propostas apresentaram para reforçar o investimento público em determinados setores venham agora dizer que votam contra" a proposta de OE2021.
Em causa está o aumento geral dos salários, a subida do salário mínimo para 850 euros ou o aumento do investimento público, nomeadamente em áreas como a saúde.
Tiago Rodrigues sublinhou que, mais do que um apoio, em causa está "um serviço público consagrado na Constituição e no qual não há investimento público".
Programa de Estabilização Económica e Social prevê investimento público de 4,4 milhões de euros na área do teletrabalho como resposta à crise provocada pela pandemia da covid-19.
O ministro de Estado e das Finanças está a ser ouvido no Parlamento sobre a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2020.