Infeções, como surgem e o que provocam (3)
Lavar as mãos. Nunca como nos últimos tempos estas palavras foram tão repetidas. Um gesto simples, que salva vidas.
Lavar as mãos. Nunca como nos últimos tempos estas palavras foram tão repetidas. Um gesto simples, que salva vidas.
Conselho de administração justifica a medida com o pedido de médicos e internos que manifestaram "indisponibilidade para prestarem todo e qualquer trabalho suplementar para além do limite de 150 horas".
A criança amarela deve beber água das pedras é um dos mitos revelados no livro "Pergunte à sua pediatra". Nesta primeira edição, com 3 mil livros, a pediatra responde às mais comuns e preocupantes perguntas dos pais.
Marcelo Rebelo de Sousa dará ainda posse a Ricardo Mestre e Margarida Tavares, novos secretários de Estado do Ministério da Saúde.
Parece que sim, mas ainda podem vir a morrer milhares de pessoas sobretudo dos grupos de risco, diz o diretor de Infeciologia do Hospital de São João. Deixa um alerta: só quando não houver replicação do vírus em larga escala poderemos estar verdadeiramente seguros.
Sérgio Leonardo esteve entubado e ventilado, a lutar pela vida. O vírus provocou uma resposta imunitária no seu corpo que quase o matou. Sobreviveu, mas tem muito medo de adoecer outra vez: "Queria sair dali e correr para casa".
A pandemia trouxe-lhes milhares de seguidores e de partilhas. As fotografias e os relatos que fazem da realidade que vivem dentro dos hospitais tornaram-se virais. Fomos conhecer Carmen Garcia, Nuno Moreira, Raquel Loura e Mário Macedo.
Mês e meio depois da chegada das primeiras vacinas, 56% dos profissionais de Santa Maria estão vacinados. 40% no Santo António (Porto) e 47% em Braga. Fizemos uma ronda pelos principais centros hospitalares do país.
Trata-se de um grupo de profissionais com contratos de substituição, que poderiam colmatar outras carências na instituição. Isto numa altura em que Portugal se prepara para receber pessoal de saúde do estrangeiro para ajudar no combate à pandemia.
"Não estamos de maneira nenhuma no fim dos nossos recursos", afirmou o diretor do CHULC, mas reconhece que há "uma pressão exagerada" em relação às vagas que dispõem.
Dois especialistas em doenças infecciosas contam os cuidados que vão ter no seu Natal em família, e explicam como visitar os avós significa colocá-los em perigo.
Desde o início da pandemia em março, o centro hospitalar registou 142 mortes, 1.289 recuperados e acompanha atualmente 40 doentes no domicílio.
Artigo publicado na Acta Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem dos Médicos, critica um plano "muito intencional e pouco operacional".
Sindicato acusa conselho de administração do hospital de ter dado "mais uma prova de gestão autocrática e antidemocrática", ao demitir diretor de serviço "por delito de opinião".
Faz agora um ano que Mónica Batalha achou que ia perder o seu filho mais velho. Estava doente e não se percebia o que era.
O reforço é de cerca de 40 camas, repartidas por quatro unidades de cuidados intensivos e que serão acionadas na segunda fase da pandemia, em função das necessidades.