Ministro garante que escassez de computadores em escolas não é por falta de dinheiro
Fernando Alexandre disse que "se alguma escola não tem computadores" isso não acontece "por falta de recursos" do ministério.
Fernando Alexandre disse que "se alguma escola não tem computadores" isso não acontece "por falta de recursos" do ministério.
Um estudo europeu, publicado na revisa científica "Scientific Reports" (do grupo "Nature") analisou mais de 1,7 milhões de "tweets", em português, espanhol e inglês, concluindo que a raiva, a tristeza e a ironia dominam as publicações "online" relacionadas com as alterações climáticas.
Esta versão vai servir de base de treino e desenvolvimento para as versões seguintes - a base (disponível no terceiro trimestre de 2025) e a multimodal (segundo trimestre de 2026).
Trouxe a inteligência artificial para a vanguarda do discurso público e gerou apreensão e fascínio. Dois anos depois do seu "nascimento", o que reserva o futuro para este chat?
Fernando Alexandre falou, ainda, no número de alunos que está a aumentar. "Foi uma surpresa. Para o ano vamos ter mais 20.000 alunos no básico e secundário. Obviamente cria desafios, mas são problemas bons. Temos de atrair novos professores para a docência", afirmou.
Fundo de Defesa Europeu escolheu financiar projetos de combate ao armamento biológico e às ameaças dos supercomputadores, entre outras soluções. Treze entidades nacionais foram selecionadas.
"Quando queremos desenvolver novas tecnologias aqui, numa primeira fase, estamos restritos à dimensão portuguesa", ou seja, 10 milhões de portugueses, "que é muito pouco", argumenta o investigador.
A tecnologia drone, visto que constitui "uma das ferramentas mais promissoras na monitorização dos itens de lixo marinho, com dimensões superiores a 2,5 cm, nas praias e zonas costeiras", defende a equipa.
Líder de um consórcio que está a criar dezenas de produtos de IA, está certo de que a onda tecnológica da inteligência artificial "é a que mais impacto vai ter na Humanidade". Porém, haverá um ajuste à realidade nos próximos meses.
Esta semana, Vasco Rato, João Carlos Barradas e Nuno Tiago Pinto convidam Arlindo Oliveira, especialista português em Inteligência Artificial, para discutir o tema.
Esta semana, Vasco Rato, João Carlos Barradas e Nuno Tiago Pinto convidam Arlindo Oliveira, especialista português em Inteligência Artificial, para discutir o tema.
João Peças Lopes, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vê um futuro em que o consumidor e as comunidades terão um papel central na gestão e na produção de energia.
Duas semanas depois do ataque informático ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, que aconteceu a 26 de abril, ainda há muita coisa a fazer-se à mão. Há análises que se extraviam e prescrições com letras impossíveis de decifrar. Pode demorar meses a regressar tudo ao normal.
INESC TEC e FCT NOVA juntam-se a instituições académicas e farmacêuticas para prever o desempenho e testar novas vacinas, o que pode tornar o processo menos caro e demorado.
Investigadores do Porto, integram um projeto, financiado em 7,3 milhões de euros, que visa reduzir a pegada carbónica dos supercomputadores e 'data centers'.
Foram vendidos quatro prédios em Lisboa por cerca de 15 milhões de euros. Os compradores têm ligações a um circuito empresarial montado em Braga, na Zona Franca da Madeira e no Dubai. E com relações ao empresário Hernâni Vaz Antunes, familiares e sócios. Na mesma altura, duas dessas empresas venderam uma moradia a Alexandre Fonseca e dois apartamentos a amigas íntimas de Hernâni e de Armando Pereira.