
Flotilha para Gaza lança apelo urgente por corredor de ajuda
Elementos pedem a "abertura de um corredor humanitário imediato" para a Faixa de Gaza, que seja "seguro e permanente".
Elementos pedem a "abertura de um corredor humanitário imediato" para a Faixa de Gaza, que seja "seguro e permanente".
Ajuda humanitária chega a Gaza de paraquedas, enquanto se aguarda operação militar israelita.
A reunião da diplomacia europeia vai incluir uma discussão sobre o acordo de associação com Israel, na sequência de um relatório que aponta violações dos direitos humanos no enclave palestiniano, ainda que não seja esperada uma decisão sobre a suspensão do acordo.
O navio com ajuda humanitária Madleen, que tentava chegar a Gaza com a ativista sueca Greta Thunberg a bordo, foi desviado no domingo à noite pelas autoridades israelitas, que disseram aos passageiros para "regressar aos seus países".
Numa conferência de imprensa antes da partida, os ativistas disseram que o objetivo é levar ajuda para o enclave palestiniano em ruínas.
O desastre humanitário criado pelo bloqueio israelita à entrada de ajuda na Faixa de Gaza pode resultar em mais mortes, nomeadamente de crianças bebés.
O porta-voz da ONU disse ainda que que todos os ataques devem cessar imediatamente, sublinhando a necessidade de respeito pelo Direito Internacional Humanitário.
O líder da ONU fez um apelo urgente para um cessar-fogo imediato e destacou a necessidade de garantir acesso humanitário irrestrito a todas as zonas afetadas em Gaza.
O coordenador humanitário da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos (UNRWA), Muhannad Hadi, classificou o ataque israelita à Faixa de Gaza como inaceitável, apelando à restauração imediata do cessar-fogo.
A extração dos minerais utilizados em produtos tecnológicos é gerida por grupos armados que contribuem para o aumento do conflito interno e humanitário na região.
A morte silenciosa da proposta de visto humanitário é um episódio ilustrativo das “linhas vermelhas” da maioria.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, afirmou ter recebido um parecer jurídico apontando para um "risco claro" de que algumas exportações do Reino Unido para Israel possam ser utilizadas para "cometer ou facilitar uma violação grave do direito humanitário internacional" em Gaza.
O relatório diário sobre o impacto humanitário desta guerra indica que continuam os intensos bombardeamentos israelitas por via aérea, terrestre e marítima contra grande parte de Gaza.
A Convenção sobre Genocídio, a par de outros textos de direito humanitário, procura criar parâmetros objetivos que ajudem a qualificar situações altamente sensíveis e complexas como aquela que se vive hoje na Faixa de Gaza.
"É fundamental que haja um cessar-fogo - e repito aqui este apelo - enquanto não for permanente, deve ser temporário, que permita acesso humanitário às populações, que permita começar a falar de um futuro mais estável" defendeu João Gomes Cravinho.
Os Estados Unidos acabaram assim com as expectativas em torno da possível aprovação de uma resolução que irá hoje a votos no Conselho de Segurança e que pede um cessar-fogo humanitário imediato.