
Preço das casas e inflação criam novos sem-abrigo
Associações alertam que cada vez mais pessoas integradas socialmente são empurradas para a exclusão.
Associações alertam que cada vez mais pessoas integradas socialmente são empurradas para a exclusão.
Destas, 5.975 viviam na condição de sem-teto, ou seja, a viver na rua, num abrigo de emergência ou noutro local precário, enquanto as restantes 4.798 não tinham casa e viviam num alojamento temporário.
Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo assinou mais seis protocolos com IPSS que permitirão alojar mais pessoas. O objetivo é chegar às 1.100 vagas.
A região do Algarve vai disponibilizar mais camas em apartamentos pessoas em situação de sem-abrigo, depois de terem sido assinados mais cinco protocolos com instituições sociais.
A tutela anunciou que a plataforma eletrónica para identificação de pessoas em situação de sem-abrigo estaria a funcionar em julho, mas a questão da proteção de dados ainda não está resolvida.
Em entrevista à SÁBADO, Henrique Joaquim, o primeiro gestor da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, fala sobre o aumento de pessoas a dormir na rua no último ano e sobre o trabalho de integração feito até agora.
Em dezembro, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução para que os estados-membros da União Europeia tenham estratégias nacionais e medidas concretas para combater o fenómeno das pessoas sem-abrigo, tendo também instado a Comissão Europeia a criar apoios para erradicar o problema.
As pessoas em situação de sem-abrigo alojadas no âmbito do novo programa poderão permanecer nestas habitações entre "seis meses a um ano".
A comunidade de pessoas sem-abrigo não regista casos de infeção por novo coronavírus.
Ministra Ana Mendes Godinho escolheu Henrique Joaquim, que atualmente presidia à Comunidade Vida e Paz, uma organização que se dedica ao apoio aos sem-abrigo.
Verba definida e à forma como vai ser distribuída levantam dúvidas à organização.
A Juventude Social Democrata vai organizar uma recolha permanente de roupa e alimentos. Todos os bens essenciais recolhidos serão distribuídos pela rua, que chegam em média a 450 sem-abrigo por dia.
Governo prometeu apresentar até ao final deste mês um plano de acção para a integração das pessoas sem-abrigo.
Governo promete plano de ação até ao final do mês.
Em causa está o tempo frio que se tem feito sentir.
O novo secretário de Estado toma posse hoje. Artur Trindade é o escolhido para substituir Henrique Gomes.