
MP pede condenação de ativista que atingiu Montenegro com tinta
O ativista da Greve Climática Estudantil, de 19 anos e estudante universitário, está acusado de três crime de dano, por ter alegadamente danificado o vestuário de Luís Montenegro,
O ativista da Greve Climática Estudantil, de 19 anos e estudante universitário, está acusado de três crime de dano, por ter alegadamente danificado o vestuário de Luís Montenegro,
Em comunicado, o movimento diz ter pintado nas entradas des sedes de partidos frases como: "Eletricidade 100% renovável e gratuita", "Fim ao fóssil 2030" e "Este partido não tem um plano".
Grupo do Chega gerou protestos dentro da FCSH-UNL após ter distribuído panfletos contra o ativismo climático numa semana em que houve várias ações da Greve Climática Estudantil em faculdades. PSP foi chamada.
Membros do movimento Greve Climática Estudantil Lisboa terão sido "retidos" e obrigados a "despir-se" pela polícia.
Os jovens da "Greve Climática Estudantil" exigem o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e energia 100% renovável e acessível para todas as pessoas até 2025.
Na próxima segunda-feira, o movimento Greve Climática Estudantil associa-se ao movimento internacional que exige o fim dos combustíveis fósseis a nível internacional, numa ação que prevê a ocupação de escolas secundárias e universidades de forma pacífica.
Manifestantes do Movimento Greve Climática Estudantil lançaram notas tingidas de preto e pediram a demissão de António Costa Silva.
A Greve Climática Estudantil de Lisboa juntou esta tarde cerca de 50 jovens. A defesa dos transportes públicos é vista como uma medida essencial no combate às mudanças climáticas.
"Apesar de sabermos que os jovens são os menos afetados, reconhecemos a importância de agirmos em solidariedade com aqueles que são mais vulneráveis", refere organização.
As centrais sindicais UGT e CGTP estão solidárias com a luta dos jovens em defesa do planeta, mas recusam participar numa greve geral, tal como pretendido pelos organizadores da greve climática estudantil, que esta sexta-feira se voltou a realizar.
Milhares de jovens manifestaram-se esta sexta-feira em defesa da Terra através da Greve Climática Estudantil. Veja as concentrações em Lisboa e Porto.
Do ensino básino ao superior, acompanhados pelos pais ou entre amigos, milhares de jovens e crianças concentraram-se na praça Marquês do Pombal, em Lisboa, para defender o Planeta Terra. Manifestação vai passar por, pelo menos, 48 cidades de Portugal e mais 119 países.
Milhares de jovens concentraram-se na praça Marquês do Pombal, em Lisboa, para participar na greve climática estudantil que se realiza em mais de cem países.