
Zelensky diz que tropas russas preparam nova ofensiva no leste
Durante a madrugada, foram registados novos ataques aéreos e explosões em Lviv e Dnipropetrovsk. As tropas ucranianas continuam a defesa do seu país ao 41º dia de guerra.
Durante a madrugada, foram registados novos ataques aéreos e explosões em Lviv e Dnipropetrovsk. As tropas ucranianas continuam a defesa do seu país ao 41º dia de guerra.
As forças russas começaram a retirar-se da central nuclear de Chernobyl, ao mesmo tempo que as autoridades ucranianas acusam russos de lançar bombas de fósforo em Marinka.
A situação geográfica da Rússia – planícies desprotegidas a ocidente – explica a atitude belicista do Kremlin. O jornalista diz que Putin é um gangster e que Kiev, berço da nação russa, tem uma importância sociológica. Apesar disso, não acredita que se utilizem as armas nucleares.
Presidente da República da Chechénia é aliado de Vladimir Putin e está a ajudar a ofensiva russa na Ucrânia. Afirmou num vídeo que estava em Kiev, pronto para combater.
Forças russas recolocaram-se junto à capital da Ucrânia. Presidente da câmara revelou que as autoridades estão a armazenar medicamentos, produtos e bens de primeira necessidade.
Quase 100 mil ucranianos foram retirados das cidades em guerra nos últimos dias através de corredores humanitários. Presidente ucraniano volta a pedir uma saída da cidade de Mariupol, Rússia só admite rotas para refugiados ucranianos que tenham como destino final território russo.
Forças russas anunciaram a criação de seis rotas para a retirada de civis ucranianos do cenário de guerra a partir das cidades de Kiev, Kharkov, Sumy e Mariupol.
Por isso Putin apelou esta sexta-feira às chefias militares da Ucrânia para derrubarem o governo e negociarem com Moscovo livrando o país do "bando de drogados e neo-nazis" que tem tomou o poder em Kiev e mantém "refém todo o povo ucraniano".