
Sudão: a catástrofe (quase) ignorada
A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.
A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.
Até não faltou a utilização da palavra "independente" para qualificar "a magistratura" do Ministério Público, quando o novo PGR sabe muito bem o que está escrito no artigo 219º da Constituição da República.
As forças russas viram o grupo Wagner avançar em território russo sem grande resistência. Putin disse publicamente que ira reprimir o motim, mas até ao momento os confrontos não têm sido duros. O que mostra este gesto de Prigozhin contra Putin? Poderá o líder do grupo Wagner sobreviver se não for bem-sucedido? A análise de João Carlos Barradas.
Em causa, explicou o ministro russo num encontro com o seu homólogo angolano, Téte António, está o facto de Kiev estar a prejudicar os russófonos do país, levando Moscovo a ter de intervir para proteger essa parte da população.
É o tema quente, do Kremlin à Rua Arbat, de São Petersburgo a Vladivostok, nos sítios onde se pode especular e discutir sem receio. E é também o assunto preferido dos que olham para além do horizonte, no dito Ocidente, e não por acidente.
Umaro Sissoco Embaló apresentou uma queixa-crime contra a ex-eurodeputada por alegada difamação. Ana Gomes acusou o político de envolvimento com o narcotráfico e ligações terroristas.
Tal como o 28 de Maio de 1926, o 25 de Abril de 1974 foi tecnicamente um golpe de Estado militar. Tal como o 28 de Maio, autobatizou-se, tempos mais tarde, de Revolução.
O escritor chileno, também cineasta e jornalista, morreu esta quinta-feira aos 70 anos.
"Devemos proceder ao levantamento do 25 de Abril, desapaixonado. Os generais tinham a consciência, sobretudo Costa Gomes, da necessidade de manter a DGS ou pelo menos uma estrutura de informações."
Maduro e Guaidó sempre procuraram controlar os militares. O presidente interino assegura que o golpe não tem retorno. Maduro acusa um grupo pequeno de tentar provocar a queda do regime. Os confrontos rebentaram nas ruas de Caracas.
Autoproclamado presidente, Juan Guaidó, anunciou um golpe de estado militar. Mas o regime garante que se trata de um pequeno número de militares que estão ao lado da oposição.
Na primeira ronda, a 29 de Julho, os resultados mostraram Ibrahim Boubacar Keita como o mais votado, com 41,70% dos votos.
Emmerson Mnangagwa tomou posse como presidente com a promessa de manter as eleições de 2018 que, diz, serão ?livres e justas?.
Robert Mugabe não esteve na cerimónia. Mnangagwa garante que o antigo presidente terá as "máximas condições de segurança e bem-estar".
Militares preferem dizer que se trata de uma "mera correcção [de poder] sem derrame de sangue", mas foram detidos ou colocados sob prisão domiciliária grande parte dos membros do executivo do histórico líder.
Polícia lançou uma operação em 11 localidades da província de Ancara.