
Alterações à lei dos solos aprovadas. O que muda?
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Diploma já está em vigor, mas PSD aceitou fazer alterações ao mesmo. Especialistas dividem-se sobre riscos associados à lei.
Várias associações alertaram para os efeitos prejudiciais na Natureza da lei e mesmo associações que tinham sido ouvidas reforçam que o diploma deve ser revisitado.
Os responsáveis pela análise notam que há diversidade dentro dos grupos políticos e dentro dos partidos nacionais, sendo possível encontrar protetores em todo o espetro político, com exceção da extrema-direita.
Bianca Mattos, representante da ANP/WWF, diz tratar-se de uma "manobra política" e alerta para a "desinformação" veiculada sobre os grandes carnívoros.
No início de junho, a barragem da Ucrânia sofreu um colapso e deixou o mundo a questionar-se sobre o que teria acontecido. Caso houvesse uma rutura da barragem do Alqueva, o especialista António Betâmio de Almeida garante que Portugal estaria preparado.
Contudo, muito ficou para decidir em 2025, durante a próxima Conferência dos Oceanos da ONU em 2025. Falta ainda a ratificação: "Pedimos aos países que ajam com a urgência que as crises ecológica e climática exigem", apela uma aliança de ONG's.
As barragens armazenam enormes quantidades de água num país propenso a seca e a regiões áridas, mas ambientalistas defendem que os efeitos negativos destas barreiras fluviais são muitas vezes ignorados e defendem que o Estado atue.
O projeto "Na Praia" foi obrigado a suspender as obras por ordem do tribunal de Beja. Ordem "urgente" do tribunal só chegou aos visados esta quinta-feira.
A proposta mereceu desde logo críticas que recordaram que os níveis de ruído no aeroporto de Lisboa ultrapassam os limites legais.
Em causa está um projeto turístico a ser construído sobre as dunas pertencentes à reserva botânica de Troia e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
Depois de um ano com níveis de chuva especialmente baixos, Portugal inteiro vai atravessar um verão de seca. Peritos explicam à SÁBADO o que se pode esperar e como prevenir - até porque o outono seguinte pode não resolver a situação.
A marcha e o cordão humano vão acontecer na Praia Atlântica de Soltróia. A construção do resort vai destruir zona com "elevada importância ecológica", acusam os promotores que apontam o dedo ao Governo por dar autorização.
Interessados em concorrer à Avaliação Ambiental Estratégica pediram prorrogação do prazo até 10 de janeiro. Só depois o júri intervirá num processo que ambientalistas dizem estar inquinado.
Zero, Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves, ANP/WWF, A Rocha, FAPAS, GEOTA, LPN e Almargem consideram ilegal a avaliação ambiental estratégica.
"Obviamente que as regras da lei são para cumprir e tem que ser reduzida em 10% a área dos eucaliptos", frisou Matos Fernandes, garantindo que "vai haver uma redução da plantação de eucaliptos em Portugal".
"De todos os grandes anúncios de política (relacionada com o ambiente) não há quase nenhum que se aproveite", critica Joanaz de Melo.