Sábado – Pense por si

Bons costumes

Simenon e a fome

Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.

António José Vilela

A Inglaterra de Southgate é a negação do futebol

Southgate anda há oito anos a mostrar (alguns) resultados e a destruir fornadas de jogadores ingleses. Para ele o futebol é o que não deve ser para nenhum adepto - e é uma pena que James Rodríguez não seja europeu.

António José Vilela

Ronaldo, Mbappé, títulos da bola e o tonto do Futre

Sim, mudo de canal sempre que aparece o comentador Futre, Bernardo sabe do que fala e nunca houve confronto entre os gigantes Ronaldo e o Mbappé, porque um já não o é. Seja qual for o resultado.

Carlos Torres

O primeiro golo e o azar de marcar na baliza errada

Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.

Nuno Tiago Pinto

Como o hacker Rui Pinto cercou Cristiano Ronaldo

Esta é a verdadeira história do caso Football Leaks, das suas vítimas desconhecidas e dos alvos mais mediáticos. O livro do jornalista Nuno Tiago Pinto, que estará a partir de hoje, 3 de abril, nas livrarias, revela todos os segredos incómodos.

João Carlos Barradas

Holodomor, o genocídio da fome

A Ucrânia recorda este sábado, 26, a fome vivida durante o período soviético. Leia a análise de João Carlos Barradas.

3
André Santos

Dois americanos foram às compras...

...e encontraram um clube de futebol: o Wrexham, no País de Gales. A sua história – e ambição de ombrear com os grandes – é contada no Disney + pelos novos donos, os atores Rob McElhenney e Ryan Reynolds.

Carlos Torres

César Boaventura: "Luís Filipe Vieira disse-me: 'Não vás para o futebol, é só vigaristas'"

O empresário de futebolistas foi detido por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento num esquema que terá movimentado 70 milhões de euros. Em 2019, numa altura em que era acusado de aliciar jogadores para perderem contra o Benfica, deu uma entrevista à SÁBADO. Contou como conheceu o presidente das águias, falou das guerras com o FC Porto e revelou que tinha grande sucesso no imobiliário: "Se não fosse a crise, hoje estava milionário".

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.