
Profissionais do cinema alertam para "silenciamento de denúncias" de assédio
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo começa esta terça-feira. No cartaz, tem filmes nacionais e de cineastas como Richard Linklater, Wes Anderson, Tom Cruise e Kleber Mendonça Filho.
A longa-metragem soma 11 nomeações. Já "O Pior Homem de Londres" (Rodrigo Areias) e "Revolução (sem) sangue" (Rui Pedro Sousa) estão nomeados a 10 categorias.
O Ministério Público acusa o ator de vários crimes. Mulher alega ter sido violada e sequestrada durante mais de 24 horas na residência de Cotta, em Colares.
Ainda não têm 30 anos e já encontraram espaço no xadrez do poder. São políticos, comentadores, ativistas, investigadores, artistas e desportistas. Falámos com eles e traçamos-lhes os perfis.
De norte a sul, a agenda para o mês é preenchida. Entre cultura, passeios e festas gastronómicas, damos-lhe 24 sugestões para se ocupar nos próximos 24 dias. Vale tudo menos ter a agenda vazia.
Carloto Cotta, que nasceu em Paris em 1984 e vive em Portugal desde a adolescência, estreou-se no cinema em 2003, no filme 31, de Miguel Gomes, e também na telenovela Lusitana Paixão, da RTP.
Gabriel Abrantes, Pedro Gomes, Joana Escoval e Bernardo Marques têm mostras individuais no MAAT, no Museu Nacional do Chiado, no Coleção Berardo e na Galeria de Arte e Antiguidades São Roque
De entre os sucessos de bilheteira, as boas surpresas e os mais prováveis nomeados para as estatuetas, selecionámos algum do melhor cinema feito este ano em todos os géneros
Em estreia, o filme-sensação de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, premiado em Cannes, usa o futebol para satirizar o País
"Casa de Vidro" e "A volta ao mundo quando tinhas 30 anos" foram distinguidos.
'Terra Franca', de Leonor Teles, sobre o quotidiano de um pescador, chega esta quinta-feira às salas.
Entre os lançamentos está "Terra Franca", a primeira longa-metragem de Leonor Teles, já no dia 10 de janeiro.
O festival de cinema mais antigo de Lisboa traz mais de 100 filmes de 32 países na sua 22.ª edição. A abrir, já esta sexta, 14, o mais recente filme de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, sobre a viagem delirante de um craque do futebol
Prémio visa reconhecer e enaltecer o trabalho de quem tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento da indústria cinematográfica.
Os filmes "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" e "Diamantino" foram seleccionados para o Festival Internacional de Cinema de Viena, que decorre em Outubro.