COP30: Conferência termina com avanço no financiamento e bloqueio nos combustíveis fósseis
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
A 30.ª Conferência do Clima das Nações Unidas terminou este sábado com a aprovação de um documento que reúne as principais conclusões do encontro.
Países opositores rejeitaram a sugestão.
"Há uma grande pressão dos países produtores do petróleo, que não querem reduzir as emissões", disse a ministra Maria da Graça Carvalho.
Com tudo para ser decisiva, a 30.ª edição da Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas foi só mais uma. O pulmão do mundo não inspirou os líderes dos 196 países a chegarem a bom porto: não há roteiro para a redução do consumo de combustíveis fósseis.
A saída do petróleo, carvão e gás, amplamente responsáveis pelo aquecimento global, voltou com força ao debate em Belém.
Os alunos trancaram as entradas com cadeados em protesto contra um Governo que dizem nada fazer para proteger o seu futuro.
Objetivo é pedir o fim do uso dos combustíveis fósseis até 2030. Protesto inicia-se segunda-feira e decorre até dia 22.
A Zero pede a "revisão das prioridades nos transportes e mais verbas para uma efetiva redução de emissões", considerando "positivo não se financiar projetos associados a combustíveis fósseis".
Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".
Os 65 bancos inquiridos gastaram 869 mil milhões de dólares no ano passado com estas várias formas de apoio financeiro, um montante que aumentou 23% num ano. Cerca de metade deste montante foi consagrado à expansão dos combustíveis fósseis, de acordo com o relatório.
A posição surge um dia depois de a Comissão Europeia ter proposto que os países da UE deixem de importar gás da Rússia até final de 2027, acabando com novos contratos e compras imediatas ainda este ano, para deixar de ser dependente de Moscovo.
"Estamos também a tomar medidas para garantir que os preços da eletricidade deixem de estar dependentes da volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis", avançou o presidente do Conselho Europeu.
A Colossal Biosciences deu vida a Rómulo e Remo, duas crias de seis meses criadas através de modificações genéticas derivadas de ADN encontrado em fósseis.
"De forma pacífica e criativa, irão perturbar o horário de pico dos voos, expondo a fragilidade de um sistema homicida que depende da queima de combustíveis fósseis para funcionar", lê-se num comunicado.
As estrelas de Hollywood já não investem apenas em obras de Picasso, agora a moda é ter fósseis de T-Rex ou estegossauro. Nicolas Cage e DiCaprio pagam milhares.