Sábado – Pense por si

Justiça em debate no Parlamento 

Cada grupo profissional, sejam magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público, advogados ou funcionários judiciais, tem uma visão única dos problemas, baseada na sua experiência diária.  

António José Vilela

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

Esta é a história das escutas do traficante e do bruxo Demba; da denúncia à PGR e do juiz vingativo; dos testemunhos temerosos dos funcionários judiciais e das vigilâncias manhosas da PJ; do cofre, das notícias da Covid e da vozeria criminosa do jornalista. E ainda da briga com o procurador Centeno e do tribunal relapso; das acumulações de Alexandre e de como muitos andaram à procura de Ivo.

Justamente

O artigo que queria escrever

Fundamental para esta nova paz, que agora vingou nos tribunais, foi o acordo a que chegaram os sindicatos representantes dos funcionários judiciais com o Governo e que pôs termo a anos de lutas e reivindicações, traduzidas em greves sucessivas e que chegaram a gerar a paralisação de milhares de processos.

Carlos Torres

A SÁBADO é todos os dias: um pai sem ver os filhos, Prigozhin, e um filme brasileiro

Eis os destaques da edição: o drama de um pai que não vê os filhos há muitos meses e que se queixa de ser impedido de estar com eles pela ex-mulher; os temas de grande atualidade internacional, como a morte de Prigozhin, no Podcast Conselho de Segurança; a opinião de Leonor Caldeira sobre a luta dos funcionários judiciais em prol da melhoria das condições; e sete curiosidades sobre o realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho, que estreia Retratos Fantasmas.

Justamente

A Eterna Greve?

Os tribunais já estão à beira do precipício. Esperemos que os responsáveis acordem a tempo de evitar a queda. Acabar com a eterna greve deveria ser uma prioridade. Os funcionários judiciais estão determinados. E têm razão.  

Margarida Davim

A revolta está nas ruas: Um raio-x ao país que protesta

Nos sindicatos, criam-se formas de luta originais, tenta-se conquistar a simpatia da sociedade, vão-se fazendo inquéritos. No Governo, o silêncio quase só é quebrado para aferir da legalidade dos protestos. Mas a maré de contestação parece estar para durar: esta semana há paralisação dos médicos, os professores anunciam novos protestos e os funcionários judiciais continuam a greve aos atos não urgentes.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h