Janeiro foi o mês com maior consumo de energia elétrica de sempre
Ao longo do mês foram sendo estabelecidos novos máximos no consumo diário, que acabou por se fixar no dia 23 de janeiro.
Ao longo do mês foram sendo estabelecidos novos máximos no consumo diário, que acabou por se fixar no dia 23 de janeiro.
Está a ser planeada uma manifestação contra as centrais fotovoltaicas de Sophia e da Beira, por comprometerem a cultura, biodiversidade ou paisagem da região.
Autarca de Coimbra e população acusam Central Solar Fotovoltaica de Cernache de destruir património histórico e de abater milhares de árvores em nome da energia verde. A empresa admite que nem tudo correu na perfeição, mas nega que tenha arrasado o património.
Com o objetivo de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050, em que ponto está Portugal nas metas ambientais europeias? Na gestão de resíduos sólidos, uso do carro e pressão sobre o território, o atraso é considerável
Plano de investimentos em curso na Galp prevê a aplicação de mais de metade dos recursos em renováveis e em novas energias ou negócios de baixo carbono.
VELUX alcança os objetivos de sustentabilidade para 2023 e planeia um futuro livre de combustíveis fósseis em 2030.
No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.
Quase um terço dos inventores portugueses são mulheres. A média europeia nem chega aos 15%. No entanto, é raro uma mulher liderar uma equipa, em Portugal.
Os engenheiros portugueses Nuno Correia e Carla Gomes são finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022, do Instituto Europeu de Patentes, por terem criado centrais fotovoltaicas móveis que seguem o sol. Nuno Correia explicou o projeto à SÁBADO.
Os cientistas Benjamin List e David WC MacMillan receberam o NObel da Química de 2021 pelo desenvolvimento de uma ferramenta que permite criar novas moléculas.
Inês de Sousa Real insistiu na importância da automatização energética, destacando a necessidade de se criarem comunidade energéticas assentes nos painéis fotovoltaicos.
Até 2050 cerca de metade da energia consumida em Portugal terá de ser solar. Há uma corrida às licenças para a criação de centrais fotovoltaicas. Mas há quem tenha muitas dúvidas sobre os mega projetos que estão a ser pensados de norte a sul do país.
A consulta pública do estudo de impacto ambiental tinha sido suspensa em dezembro durante cerca de um mês pelo Ministério do Ambiente.
Três dos projetos apresentados merecem reprovação, "pela sua dimensão e pelo tipo de área afetada ou extensão das linhas de muito alta tensão", alerta associação, já que a maioria se situa em zonas florestais.
Herdade anunciou ter apresentado uma queixa-crime contra a entidade promotora da caçada, a empresa "Monteros de la Cabra" e o seu responsável, Mariano Morales, e contra desconhecidos.
Ministro do Ambiente afirmou que "não há qualquer relação" entre a caçada que levou ao abate de 540 animais e a construção de uma central fotovoltaica naquele local.